Vereadores aprovam projeto de lei que permite doulas em hospitais de Rio Branco

Projeto foi aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira (2), na Câmara da capital acreana. Doulas são assistentes que prestam auxílio físico e emocional às mulheres durante o parto.

A Câmara de Vereadores de Rio Branco aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que permite doulas em hospitais durante o parto. A proposta foi aprovada na sessão ordinária de terça-feira (2) e aguarda para ser sancionada pelo prefeito da capital acreana Marcus Alexandre (PT-AC). Doulas são assistentes que prestam auxílio físico e emocional às mulheres na hora do parto.


O projeto é de autoria da vereadora Lene Petecão (PSD-AC). A proposta quer garantir o auxílio para parturientes de hospitais públicos e privados da capital. Além disso, a doula pode acompanhar a mulher durante a gestação, durante o parto e também no pós-parto.


“São profissionais que você pode ter nas casas de referência às mulheres grávidas ou até no acompanhamento da gravidez, para que possam ter um parto tranquilo. Visualizando que nesses últimos anos [houve] uma mortalidade muito grande de crianças ainda na gestação, a gente resolveu fazer esse projeto nessa direção. Também percebemos um índice grande de jovens grávidas. Elas não vão muito bem preparadas para o parto”, comentou a vereadora.


A vereadora ressaltou ainda que essa é uma das medidas tomada pela Comissão de Mulheres na Câmara de Rio Branco. Após a aprovação de terça, a parlamentar contou que diversas doulas – que já fazem o serviço de forma gratuita e voluntária – a procuraram aprovando a ideia.


“Vamos fazer essas abordagens de uma forma mais intensa porque metade da população é mulher. Nós na Câmara estamos muito descompensadas de políticas direcionadas para as mulheres. São 17 vereadores, sendo que 15 são homens. Eles nunca vão ter esse olhar”, finalizou.


Fonte:G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias