‘Situação está dentro da normalidade’, diz coronel Batista. Nesta segunda-feira (22), manancial marcou 4,19 metros na capital acreana Rio Branco.
O nível do Rio Acre está mais de dois metros abaixo da média histórica desde 1971 em Rio Branco, segundo dados repassados pela Defesa Civil do estado. Na medição das 6h desta segunda-feira (22), o manancial marcou 4,19 metros, sendo que a média é de 6,38 metros. Mesmo abaixo dos cinco metros, a situação ainda não preocupa, conforme afirmou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.
“Fizemos uma reunião com todas as secretarias do governo no sentido de sentarmos para discutir as ações que vêm sendo planejadas desde o início do ano, são ações para esse período de estiagem. Então, cada secretaria tem seu papel e cada uma confeccionou o plano de contingência para o enfrentamento a uma possível seca nesse período”, disse o coronel.
Batista ressaltou que o órgão também já tem elaborado o plano de contingência para uma possível seca. “A Defesa Civil do estado se prepara para uma situação mais grave, mesmo contando que não aconteça. Os órgãos de previsão mostram que vão ocorrer poucas chuvas para este período. A situação por enquanto não preocupa e está dentro da normalidade”, concluiu.
No interior do Acre, o nível do manancial também é baixo. Em Assis Brasil, nesta segunda, o rio marcou 3,01 metros, 16 centímetros abaixo em comparação com o mesmo período do ano passado, quando media 3,17 metros. Em Brasileia marcou 1,89 metro e em Xapuri chegou a 2,77 metros. O Riozinho do Rola, que deságua no Rio Acre, está com 3,99 metros.
Fonte: G1