Francisco Gabriel Piyãko, de 3 anos, foi diagnosticado com leucemia em outubro de 2015. Há duas semanas, houve a confirmação que a doença retornou.
O pequeno Francisco Gabriel Piyãko Furtado, de 3 anos, foi diagnosticado com leucemia em outubro de 2015. Após mais de um ano de tratamento bem-sucedido em Rio Branco, houve a comprovação do retorno da doença há duas semanas. A mãe dele, a dona de casa Janaína Piyãko, de 24 anos, tem feito uma mobilização para conseguir um doador de medula para o filho.
Natural de Marechal Thaumaturgo, cidade distante 559 km da capital acreana, a família precisou se mudar para que a criança fizesse o tratamento. Janaína conta que, inicialmente, os exames apontavam que havia baixo risco de que a leucemia voltasse.
“Ele veio fazendo tratamento, correu tudo bem, o câncer dele era de baixo risco de voltar, mas voltou. Os exames dele deram alterados e foi confirmado que tinha voltado. Ninguém estava esperando, porque ele estava indo bem no tratamento”, afirma.
A mãe acrescenta que os interessados em verificar a compatibilidade e fazer a doação devem ir até o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre), localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco. No processo, basta comunicar que a doação é para Francisco.
Fonte: G1