Ícone do site Ecos da Noticia

Macapaenses procuram TRE para regularizar título de eleitor no último dia do prazo

Regularização pode ser feita até as 14h desta terça-feira (2). Cerca de 5,3 mil eleitores não votaram em três eleições seguidas, não justificaram ausência e nem pagaram multa.

Muitos macapaenses com pendências na Justiça Eleitoral deixaram para o último dia a regularização do título. Nesta terça-feira (2), a Casa da Cidadania ficou lotada pela manhã. Na capital, 5.366 eleitores não votaram em três pleitos seguidos, não justificaram ausência e nem pagaram multa. O atendimento vai até as 14h.


A professora Antônia Lúcia Cardoso, de 43 anos, é um desses eleitores. Ela vota em Laranjal do Jari, município a 295 quilômetros de Macapá, mas se mudou para a capital há 4 anos. Nos dois pleitos seguintes ela não foi até o município onde vota e nem justificou a ausência.


“Há 2 eleições eu não voto e eu estou bem irregular. Hoje eu vim me regularizar e transferir meu título também. Porque assim eu posso votar aqui, sem precisar ir para Laranjal, porque essa foi a maior dificuldade, eu não tinha condições financeiras para ir nos dias das eleições”, disse a professora que aguardava na fila nesta terça-feira.


Também em situação irregular, o locutor de loja Edielson Vilhena, de 32 anos, disse que deixou de votar por falta de confiança nos representantes políticos. Mas ele mudou de ideia.


“Eu estou há 3 eleições sem votar, não justifiquei nenhum e nem paguei multa. Eu deixei de votar nas duas últimas por decepção com a política no nosso estado mesmo. Só que como a gente é obrigado a votar e estar regularizando porque senão perde os outros benefícios, eu tive que vir. Pretendo voltar a votar porque a gente não tem que pensar só na gente, mas no futuro dos nossos filhos e acreditar que vai ter alguém honesto que vai melhorar nosso estado”, comentou Vilhena.


O eleitor tem até as 14h desta terça-feira (2) para se regularizar. A situação eleitoral pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, além disso, o órgão divulgou a lista de votantes faltosos em três pleitos seguidos.


Macapá estava na terceira posição entre as cidades do Norte do país com maior quantidade de eleitores pendentes, estando atrás de Belém, com 16.195, e Porto Velho, com 8.547. Os números do TSE foram divulgados pela Rede Amazônica no Amapá.


O que levar

Para fazer a regularização, o eleitor deverá procurar a Casa da Cidadania e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.


Se o eleitor deixar de comparecer a dois turnos de uma mesma eleição, por exemplo, ele soma duas ausências. Isso porque a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.


Impedimentos

O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017, e, sem o documento, o cidadão fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.


Fonte: G1


Sair da versão mobile