Alessandro Borges é morador do bairro João Eduardo e já lançou outros três livros. Poemas também homenageiam personalidades que deixaram legado.
Escritor desde criança e filho de poeta, Alessandro Borges, de 39 anos, conhecido como Poeta da Baixada, decidiu homenagear o município de Rio Branco com um livro de poemas intitulado “Minha Cidade em Versos”. Apaixonado pela cidade onde nasceu, Borges conta que trabalhou na obra durante um ano e decidiu publicar os versos para demonstrar o amor que sente pela capital acreana.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira são abordados os pontos históricos e turísticos da capital acreana como a Gameleira e Praça da Revolução. Em seguida, Borges usa os versos para falar de personalidades de Rio Branco e também de outras cidades acreanas como o líder seringueiro Chico Mendes.
“Também falo da Avenida Amadeo Barbosa e Biblioteca da Floresta que são pontos importantes para os riobranquenses, cada local desses conta um pouquinho da história de Rio Branco, os desafios que os moradores dessa cidade enfrentaram e ainda enfrentam. A segunda parte já seria uma homenagem a essas grandes personalidades que deixaram um legado para a sociedade”, explica.
Morador do bairro João Eduardo, Borges conta que já escreveu e publicou três livros. A ideia para escrever o “Cidade em Versos” surgiu do desejo de falar do povo riobranquense e a obra foi lançada em 11 de março. Segundo ele, os livros anteriores eram mais líricos ou direcionados para o público infantil.
“Antes de elaborar o livro fiz uma pesquisa de campo para falar desses pontos turísticos e históricos. Me sinto muito feliz e até mesmo realizado, pois esse era um sonho meu em abordar a cidade que amo com o que gosto de fazer que é escrever”, ressalta.
Projeto social
Borges trabalha há mais de 12 anos em um projeto social de incentivo a leitura para crianças e adolescentes, no bairro João Eduardo, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. Segundo ele, o objetivo é incentivar a produção textual.
“Estamos sempre batalhando para que o projeto continue. Falo da importância dos livros e da leitura para a vida dessa criança ou adolescente. Procuramos de certa forma inserir na pessoa esse desejo para que eles desenvolvam esse hábito e alcance seus objetivos”, finaliza.
Fonte: G1