Centro de Zoonoses lançou projeto ‘Melhores Amigos’ para conscientizar crianças sobre a criação e guarda de cães e gatos na cidade.
Com o objetivo de conscientizar sobre a criação e guarda de cães e gatos em Rio Branco, o Centro de Zoonoses lançou, nas escolas públicas da capital, o projeto “Melhores Amigos”. Eles vivem nas ruas e muitos estão doentes. A população canina e felina, que é abandonada pelos donos é uma realidade que cresce todo momento.
A questão é que quando filhotes, os cães são fofinhos e bastante agradáveis, mas os animais crescem, ficam adultos e idosos e muitas famílias acham que, a partir daí, o animal de estimação perdeu a graça. Em muitos casos, o triste destino deles é ser abandonado e entregue à própria sorte.
E é com o desafio de mudar esse comportamento, que a Secretaria de Saúde da capital, por meio do Centro de Zoonoses de Rio Branco, criou o projeto “Melhores Amigos”. Palestras e atividades práticas são desenvolvidas em sala de aula por agentes de zoonoses. Eles levam informações sobre criação, guarda responsável de cães e gatos, vacinas e abandono de animais. A ideia é transformar os pequenos estudantes em multiplicadores.
“Criança é o futuro de uma cidade. Então, é delas que a gente tem que começar a conscientizar. A criança é a base para qualquer educação, seja saúde, seja em educação mesmo. Então, a gente visou resolver o problema na raiz, na base, que são as crianças. Elas que vão levar para frente o projeto”, acredita Everton Arruda, responsável pelo projeto.
G1