Acre alcança destaque na melhoria da transparência e acesso à informação pública

O Acre alcançou a nota 9,3 na terceira edição da Escala Brasil Transparente, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado esta semana. O Acre foi um dos estados que mais evoluiu no ranking, com um índice de variação positiva de +5.97, aproximando-se definitivamente do padrão de excelência máxima.


A Escala Brasil Transparente avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões 1.0, 2.0 e 3.0 concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.


Na primeira edição do índice o Estado estava com nível de transparência considerado baixo e agora alcançou o padrão ideal. Por conta dos dados municipais, o estado ainda se encontra em 19º lugar, mas com destaque para os dados a cargo do governo estadual que são precisos e de fácil acesso. No Estado, a prefeitura de Rio Branco também foi destaque, com nota de 9,7, enquanto todos os demais municípios têm nota abaixo de 2. Com informações atribuna



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias