Um terremoto de 6 graus de magnitude abalou a região amazônica entre Peru e Equador nesta terça-feira (18). O epicentro foi localizado a cerca de 255 quilômetros a noroeste da cidade peruana de Iquitos e a cerca de 19,7 quilômetros de profundidade.
Até o momento, não foram registradas vítimas ou danos.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi sentido em cidades localizadas em ambos os lados da fronteira entre os dois países sul-americanos, como Iquitos, Yurimaguas, San Lorenzo e Nauta, no Peru.
No Equador, o tremor sacudiu fortemente as cidades fronteiriças das províncias de Puyo e Pastaza, mas internautas relatam que ainda reflexos do puderam ser percebidos na capital Quito e na distante Guayaquil.
O mapa disponibilizado pelo USGS mostra ainda que espasmos leves puderam ser sentidos nos estados do Amazonas e Acre, no Brasil e em parte da Colômbia.
Há pouco mais de um ano, em 16 de Abril de 2016, um terremoto de magnitude 7,8 graus sacudiu várias áreas costeiras do norte do Equador. O desastre natural deixou 673 mortos e centenas de milhões de dólares de prejuízo em danos materiais (Sputnik Brasil).