Ícone do site Ecos da Noticia

Socorro Neri e Jorge Viana visitam Feira do Peixe e constatam o grande movimento de vendas

Pelo movimento registrado em todos os locais que compõe o circuito da Feira do Peixe da Semana Santa 2017, a expectativa de comercialização de 100 toneladas de pescado até sábado, com ganho da ordem de R$ 1,5 milhão, deverá ser superada. Nesta quinta-feira, 13, a prefeita em exercício de Rio Branco, Socorro Neri, e o senador Jorge Viana estiveram em alguns pontos de vendas, como o Mercado do Peixe, na CEASA, e o Mercado da Estação, que passa por reforma custeada com recursos de emenda parlamentar do próprio senador. Durante a visita, os dois comemoraram o sucesso do evento. “Todos ganham nesse período. Tanto os criadores quanto quem trata o peixe e os consumidores, que têm essa grande diversidade de produtos à sua disposição. Sem falar nos produtores de frutas, verduras e hortaliças e o pessoal da economia solidária”, cita Neri.


A Feira foi aberta oficialmente na quarta-feira, 12, e acontece simultaneamente na CEASA, onde fica o Mercado do Peixe, nos mercados do Bosque, da Estação Experimental, da Seis de Agosto, Cidade do Povo e Elias Mansour, além das Feiras do Quixadá, Panorama e Universitário e Peixeiros da Avenida Amadeo Barbosa.


O evento envolve 50 produtores familiares, 28 piscicultores, 11 empreendimentos da economia solidária e empresas privadas. Vários tratadores ofertam o serviço de limpeza do peixe aos clientes. O casal de piscicultores  Emerso e Roseli, que esperava vender cerca de duas toneladas de quarta até sábado, ressalta que já ultrapassou essa quantidade nos dois primeiros dias. “Dá gosto de ver o resultado do nosso trabalho do ano todo refletido assim, em vendas boas”. Marcílio Cardozo, também comemora: “Meu peixe acaba, tenho que repor e logo acaba de novo”.


Os clientes aproveitaram o mix e o volume de peixe ofertados. A professora Maria José Macêdo, diz que além do peixe da Semana Santa, vai aproveitar para levar o pescado para vários dias. “A vantagem aqui do Mercado do Peixe é que a gente não precisa ficar rodando atrás de peixe, aqui tem para todos os gostos e bolsos”.


No Mercado do Peixe, na CEASA, o senador Jorge Viana lembrou que valeu a pena todo o esforço para a liberação dos recursos em Brasília, para a construção do local adequado para a comercialização do pescado produzido na capital. “Atuaram juntos Governo do Estado, bancada federal e Prefeitura de Rio Branco, e quando a gente vê toda essa oferta, as pessoas satisfeitas com o produto, o piscicultor com espaço adequado, sente que o esforço foi válido”.


O secretário de Agricultura, Jorge Rebolças, diz que a Feira do Peixe se consolida como um dos maiores eventos realizados em Rio Branco, com grande força econômica, o que atrai grandes empresas para os locais de vendas. Na CEASA, por exemplo, grandes marcas, como as montadoras Honda, Fiat e Mitsubishi, expõem seus lançamentos.


Mercado em obras


No Mercado da Estação, a prefeita em exercício, Socorro Neri, recebeu os agradecimentos dos comerciantes locais pela obra de recuperação, que é realizada pela Prefeitura a partir de emenda parlamentar do senador Jorge Viana. Uma das mais antigas trabalhando no local, a feirante Francisca Balbino, de 80 anos, que vende peixes há mais de 25 anos ali, já está trabalhando com seu box reformado e conta que já recuperou sua clientela. “Com o box novo, os clientes estão com gosto de vir comprar e agora na Semana Santa as vendas estão ótimas. Agradeço ao prefeito Marcus Alexandre e à Socorro Neri”, completou.


Mais Feiras para melhor atender os consumidores


Este ano, a Prefeitura ampliou a quantidade de pontos no circuito da Feira do Peixe da Semana Santa, como forma de beneficiar mais piscicultores e aumentar a oferta de pescado para os consumidores. Na Estrada do São Francisco, além da Feira do Panorama, este ano, há também a Feira do Quixadá, onde atuam os piscicultores da região, considerada uma das maiores produtoras de pescado da capital. No Universitário, também há uma Feira.


Segundo a prefeita em exercício, “o sucesso da Feira do Peixe é o resultado prático das ações e investimentos feitos pela Prefeitura na área produtiva, como a construção e reforma de mercados, a abertura e melhoramento de ramais, o programa de mecanização, açudagem e assistência técnica”.


O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Pastor Manuel Marcos, parabenizou a gestão municipal pela sétima Feira do Peixe. “Nesse período, os piscicultores tiram um bom lucro das Feiras e todos ganham. A Prefeitura está de parabéns e a Câmara Municipal faz questão de acompanhar todo esse movimento”, conclui.


Da Assessoria


Sair da versão mobile