Após uma denúncia anônima, um caminhão transportando lixo hospitalar de forma irregular foi apreendido na tarde de quinta-feira (6), no município de Bujari, distante 22 km da capital Rio Branco. Segundo o tenente do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA-AC), Dário Francisco de Almeida, o material estava escondido atrás de uma barreira feita com galões de óleo lubrificante e tinha como destino final a cidade de Cruzeiro do Sul.
O tenente conta que o cheiro de podre que exalava do veículo era muito forte e não foi possível averiguar que tipos de materiais estavam sendo transportados. Segundo ele, o lixo estava dentro de sacolas comuns e o motorista não apresentou nenhuma licença exigida por órgãos ambientais.
“A carga tinha um mau cheiro horrível e com certeza deveria ter bolsas de sangue, restos de placenta e coisa desse tipo. Estava tudo espalhado, o carro e as embalagens não eram adequadas. Como a carga estava atrás de uma barreira, foi necessário subir em um andaime”, relata.
O condutor do veículo foi preso em flagrante, mas pagou a fiança e foi liberado. O caminhão, segundo o tenente, foi encaminhado para um lixão até que o lixo possa ser transportado de maneira regular e incinerado. Com informações g1acre