Ícone do site Ecos da Noticia

“Estamos imersos em uma corrupção sistêmica e Jesus é uma saída”, disse padre Mássimo

Católicos de todo o mundo comemoram desde o Domingo de Ramos (9) até este este Domingo de Páscoa (16) a Semana Santa – tempo litúrgico da igreja Católica que reflete a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. No Acre, tradicionalmente, as comunidades religiosas também seguem o movimento e lutam para que as datas não sejam esquecidas, é o que afirma o padre da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, Mássimo Lombardi, em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (13).


Missas, procissões e orações ensejam a vivência de um tempo destinado a devoção, a contemplação e ao mistério de um “Deus que se fez carne, sofreu por toda a humanidade, morreu e ressuscitou para todos”, como afirma Lombardi. Os dias em que os católicos celebram o momento mais ‘intenso’ da vida de Jesus, é marcado por restrições alimentares e pausa nas atividades diárias, como não comer carne e, em alguns casos, não realizar trabalhos domésticos.


 “O sentido da Semana Santa é algo que vai além dos dias de folga, é vivido. Nós, cristãos, paramos tudo nesse momento e contemplamos o sofrimento de Jesus naquela cruz, o adoramos como Deus vivo e, comemoramos, junto dele, sua vitória contra a morte e os castigos que estavam sobre nós, mas que ele tomou para si”, disse.


O sacerdote disse que a igreja se utiliza dos dias santos, ao mesmo tempo, para pensar e atuar diretamente nas demandas sociais atuais, como o alto índice de criminalidade, corrupção sistêmica e guerras cívicas. “Lutamos pela paz nesse mundo tão deficiente de amor e empatia. Lutamos pelo fim da corrupção que caracteriza a deformidade do Brasil e oramos pelas nações que se digladiam, transpondo as fronteiras do direito e do respeito”, disse o padre se referindo à Síria e aos EUA, enfatizou.


O pároco disse ainda que um trabalho, junto de missionários e voluntários, está sendo realizado em escolas e residências da Cidade do Povo, sobre a paz mundial e o significado da Semana Santa. “Vamos alcançar o maior número de pessoas que pudermos. É semana também de evangelização e anunciação do amor de Jesus por todos nós, que vivemos graças a sua misericórdia, que é para sempre”, salientou.


Nesta quinta-feira (13) ocorre na Catedral Nossa Senhora de Nazaré a missa da Ceia do Senhor e de Lava Pés, a partir das 19h. Em outras comunidades, também segue-se o ritual. No sábado (14), a partir das 17h, uma procissão sai da igreja matriz e segue até a frente do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), finalizando em frente ao Palácio Rio Branco. O encerramento será realizado no domingo (16), no chamado Alvorecer, às 5h da madrugada, na Concha Acústica do centro da cidade de Rio Branco.


Corrupção e Reforma da Previdência – Um olhar cristão


O religioso, aparentemente incomodado com a situação política do Brasil, disse que estamos imersos negativamente em uma onda de corrupção, citando os casos apurados pela Operação Lava Jato. “Estamos imersos numa corrupção sistêmica e Jesus é uma saída”, concluiu.


Quando perguntado sobre o posicionamento da igreja quanto a proposta de reforma da previdência, Lombardi disse que a ordem religiosa é contra qualquer tentativa de anular os direitos humanos e a favor do ajustamento político para o atendimento às necessidades básicas. Com infdormações Evandro Damasceno


 


Sair da versão mobile