Em Rio Branco, caminhões são apreendidos por transporte irregular de lixo hospitalar

Uma denúncia anônima ajudou policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) a flagrar dois caminhões transportando lixo hospitalar de forma irregular. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (14) no bairro Belo Jardim, em Rio Branco. Um motorista e os caminhões foram levados para a Delegacia de Flagrante (Defla) da capital acreana.


Ao chegarem no local informado ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), os policiais encontraram uma pessoa da empresa responsável pela destinação do material retirando o lixo de um caminhão e passando para outro. O lixo seria levado para o incinerador em Cruzeiro do Sul, a 648 quilômetros de Rio Branco. O tenente Dario de Almeida relatou a situção a reportagem.


“Estava um mau cheiro insuportável, tinham seringas, bolsas de sangue. O destino do lixo é Cruzeiro do Sul, onde tem um incinerador. Rio Branco não possui incinerador para lixo hospitalar e o lixo vai para lá”, explicou.


Ainda segundo Almeida, os dois caminhões possuíam documentação para transportar o material, no entanto, as licenças estavam vencidas. A empresa, segundo o tenente, já foi denunciada outras vezes por irregularidades no transporte do lixo hospitalar.


“O caminhão precisar ter uma credencial, ter licença do Imac [Instituto de Meio Ambiente do Acre], outra do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis] e os documentos apresentados estavam todos vencidos. A empresa vem trabalhando de forma irregular. Esse lixo até pode ser colocado dentro de um galpão desde que esteja dentro das normas. Esse depósito não pode ser em perímetro urbano e não estavam fazendo nada disso”, detalhou.


G1


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias