Ecomercado dos Ashaninka começa a funcionar no Amônea

O primeiro ecomercado indígena do Brasil começa a funcionar de fato nesta segunda-feira,3, no Rio Amônea, mais precisamente na aldeia Apitxwa, por meio de uma parceria entre a Fundação House of Indians, instituição holandesa com sede em Bruxelas (Bélgica), e a tribo Ashaninka.


Nesse ecomercado, materiais recicláveis como plásticos e latas de alumínio poderão ser trocados por alimentos cultivados na região.


O ecomercado foi inaugurado no dia 31 de março. De acordo com o cacique Benki Pyãko, a iniciativa visa desenvolver uma abertura de consciência sobre o valor ecológico e econômico da reciclagem. “Hoje, as comunidades indígenas das florestas tropicais tornam-se atores essenciais na proteção da Amazônia. Vivemos a consequência direta do crescimento do contato entre as populações e a consumo industrial (garrafas, sacos e embalagens plásticas, latas de alumínio). Infelizmente as políticas de reciclagem são raras nas regiões rurais da floresta, por isso temos de agir”, enfatiza. Com informações ac24horas


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias