A declaração do engenheiro Bo Quang, que o governo chinês pode ajudar na construção da ferrovia bioceânica, reacendeu a esperança do empresariado acreano. Temos o nosso planejamento deste ano, com essa pauta”, declarou no dia de ontem, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Adriano Ribeiro.
Informou que entidade prepara um grande seminário na capital acreana, com a presença de autoridades para discutir sobre a viabilidade da ferrovia na região. Destacou que existe interesse de grupos contrários na tentativa de desviar o trajeto da ferrovia. “imagino que vamos enfrentar muitos operadores contrários, mas vamos buscar o diálogo pra unir os irmãos peruano a nosso favor”, prometeu o empresário do setor da construção civil.
O engenheiro chinês participou recentemente de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Ele aproveitou a ocasião, para informar os parlamentares brasileiros, inclusive as bancadas do Acre, Rondônia e Mato Grosso, que a empresa China Railway Eryuan Engineering Group Co., tinha desembolsado a quantia de US$ 50 milhões para realizar um levantamento do estudo de viabilidade técnica da ferrovia transnacional.
Para Adriano Ribeiro, o estudo da empresa China Railway Eryuan Engineering Group Co., poderá contribuir para subsidiar o debate. Salientou que este é um assunto de interesse nacional, “acredito que a possibilidade é muito grande para os nosso produtos chegam ao mercado da Costa Oeste Americana e aos países asiáticos”, aposta.
Bo Quang sugeriu a ideia de criação de uma empresa joint venture ou de um fundo de investimentos Brasil-China para tocar o mega-empreendimento ferroviário. Porém, o primeiro passo, seria a conclusão do que falta da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que interligaria a região Centro-Oeste ao Oceano Atlântico.
O segundo trecho, corresponderia a construção da ferrovia Campinorte, que interligaria o estado do Goiás ao estado de Rondônia. A terceira etapa, segundo o levantamento China Railway Eryuan Engineering Group Co., o trecho de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, a cidade acreana de Cruzeiro do Sul, localizado no Vale do Juruá.
Cesar Negreiros