Ícone do site Ecos da Noticia

Com dores constantes, homem diz esperar por cirurgia de hérnia há mais de seis anos

Um morador da cidade de Plácido de Castro, no interior do Acre, afirma que aguarda há mais de seis anos por uma cirurgia para retirada de duas hérnias, uma no testículo e outra no umbigo. O problema foi descoberto ainda em 2010, quando o eletricista Silvestre Moreira Jucá, de 51 anos, começou a sentir dores constantes e procurou um posto de saúde em Rio Branco.


A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para saber se existe alguma previsão para a cirurgia de Jucá e, de acordo com a pasta, a Central de Agendamentos de Cirurgias do HC informou que o paciente entrou na fila para o procedimento de Hérnia umbilical em 23 de setembro de 2016. A Sesacre alega ainda que o tipo de procedimento é eletivo e ainda está dentro do prazo para ser feito.


Em setembro de 2010 Jucá disse que foi informado que iria precisar fazer o procedimento cirúrgico. Ele então, procurou o Hospital das Clínicas da capital acreana para uma consulta mais específica. Porém, o eletricista afirma que não tem previsão para que a cirurgia seja marcada.


“Sinto muitas dores e trabalho como eletricista, daí tenho que fazer alguns esforços. Como não posso ficar sem trabalhar, as dores são ainda maiores. No dia que eu pego mais pesado no trabalho fico outros dois dias quase que de cama, sem conseguir levantar. Não tem condições de ficar desse jeito”, conta Jucá.


O eletricista diz que os médicos pediram urgência para que fosse feita a cirurgia. “Todos os exames que eles me pediram, eu fiz logo em seguida. Tenho todos eles aqui em casa, mas até agora não consegui marcar nada. Sempre que vou até o hospital, só dizem para eu esperar, que vão entrar em contato”, finaliza.


Sair da versão mobile