Adolescente de 320 kg teve o estômago reduzido ao tamanho de um ovo.

Quando tinha 15 anos, Jacob Miller estava em um hospital de Cincinnati (EUA) para fazer uma cirurgia urgente. Com a intervenção cirúrgica, os médicos tinham como objetivo solucionar o problema físico que acompanha o jovem desde o nascimento: obesidade mórbida. Ele tem apenas 15 anos, mas pesa absurdos 320 kg.


Mesmo tendo sido um bebê prematuro, Jacob pesava 5,5 kg quando nasceu. Aos 12 meses, ele pesava 23,5 kg, e, como se já não fosse suficiente, a cada ano, ele continuava a ganhar 45 kg adicionais, em média. Quando ele fez 15 anos, tinha inacreditáveis 320 kg e 1,95 m de altura.



Seus pais se preocupavam com a saúde do filho, e com razão. O excesso de peso causava uma grande sobrecarga em seus órgãos internos. A lista de complicações médicas que ele tem é enorme: problemas respiratórios e cardiovasculares, gordura no fígado, pernas inchadas e diabetes. A obesidade de Jacob estava aos poucos começando a matá-lo. Os Millers procuravam desesperadamente por uma resposta para os problemas do filho.



A obesidade de Jacob não era resultado de falta de autocontrole. Os médicos atribuíam o seu excesso de peso a uma desordem hormonal congênita, mas encontrar o tratamento adequado para isso podia levar até 15 anos. No Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, eles recomendaram que Jacob passasse por uma cirurgia bariátrica, ou seja, uma redução de estômago. Após a operação, Jacob teria que fazer sua parte e passar por uma dieta restrita para perder peso. Antes da intervenção cirúrgica, ele já havia conseguido perder 35 kg. A operação de Jacob foi em 15 de julho de 2013.



Depois de três horas e meia, Jacob sobreviveu à cirurgia. Os cirurgiões reduziram o estômago dele ao tamanho de um ovo para limitar a ingestão de caloria. Claro, ele teve que mudar a alimentação completamente e começar a fazer exercício para perder peso. O caminho de Jacob é longo e árduo, mas ele recebe ajuda de nutricionistas, fisioterapeutas, assim como da família e dos amigos.



Três meses depois da operação, Jacob voltou à escola, onde seus colegas de classe ficam sem palavras com a sua transformação. Em um período tão curto, ele conseguiu perder 68 kg! Todo mundo está orgulhoso dele e ele ficou emocionado que seus amigos tenham ficado ao seu lado, como ele diz, “nos bons e maus momentos”. Abaixo você vê as fotos antes (esquerda) e um ano depois da operação (direita).



Dá pra perceber que Jacob é engraçado e muito querido pelos seus colegas. Não é de se surpreender que, por trás do seu grande exterior, esteja um jovem legal, inteligente, esperto e cativante. Em um baile da escola, Jacob tomou coragem para chamar uma menina para dançar com ele pela primeira vez em sua vida, algo inimaginável há um ano. Sua parceira de dança sabia que Jacob era uma excelente companhia e aceitou o convite com prazer.



Apesar dos avanços médicos, ainda não há tratamentos para a obesidade anormal. Mas Jacob está abrindo caminhos com a sua transformação. Vamos cruzar os dedos para que, apesar de qualquer contratempo ou dificuldade, ele persevere e não deixe nada abatê-lo. Continue assim, Jacob!


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias