Ícone do site Ecos da Noticia

Acordo intermediado por Comissão da Aleac soluciona situação do visto dos estudantes acreanos na Bolívia

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) participou na quinta-feira (13) de uma reunião com o ministro da Bolívia, Dr. Carlos Romero Bonifaz e com Governador de Pando, Luis Flores, para tratar sobre o visto dos estudantes brasileiros que cursam medicina humana e medicina veterinária no país vizinho. Além do ministro de governo de Evo Morales, estavam presentes na reunião o chefe da imigração do departamento de Pando, estudantes brasileiros e os reitores das universidades UAP e UNITEPC.


O encontro é fruto da audiência pública realizada no dia 05 de abril, na cidade de Brasileia, pela Comissão de Segurança Pública da ALEAC para tratar da situação do visto dos estudantes brasileiros que residem no Brasil, mas estudam em Cobija, cidade que sediou o encontro. Audiência foi proposta pelo presidente da Comissão, Jenilson Leite.


A reunião com as autoridades bolivianas teve como pauta: A expedição de um visto que garanta aos estudantes morar no Brasil e estudar na Bolívia (Cobija) e a anistia das multas que os estudantes acumularam devido residirem no Brasil. Os estudantes que tem apenas o visto de fronteira estão com o documento preso na imigração e foram multados. Para estudar de forma legal na Bolívia é necessário que o educando esteja com a documentação completa: certificado de ensino médio traduzido para o espanhol e autenticado pelo MEC e passaporte e visto Mercosul para estudante.


Sair da versão mobile