Projeto Jamaxi Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou sua abertura oficial no município de Santa Rosa do Purus nesse sábado, 11. O projeto consiste em diversas apresentações culturais, exposição de artes plásticas e oficinas abertas à população. As atividades acontecem entre os dias 11 e 26 deste mês, tanto na Ufac quanto no Centro de Cultura e Florestania da cidade.
Nesta segunda-feira, 13, ocorrem oficinas de desenho e história da arte para comunidade e alunos da Ufac. As oficinas serão certificadas pela Associação de Artistas Plásticos do Acre, que representa os artistas nesse projeto.
Uma exposição de artes plásticas está aberta à visitação das 16h às 20h, desde sábado passado, até o dia 26. A exposição oferece o contato com imagens produzidas através da gravura, técnica milenar que possibilitou a transferência de imagens e a imprensa. São ilustrações publicadas e pesquisas em xilogravura, metal, litografia, serigrafia, monotipia, fotografia analógica, desenhos e pinturas.
O projeto Jamaxi Cultural é coordenado pelo artista plástico Alexandre Anselmo. Ele nasceu em 1975, em São Paulo. Estudou ensino médio e técnico em desenho, graduou-se em licenciatura com habilitação em Artes Visuais na Universidade de São Paulo. Ele contribuiu como docente no curso de Artes Visuais da Faao, em Rio Branco, de 2008 a 2013. Desde 1995 expõe trabalhos, em maioria bidimensionais, em galerias e salões de arte. Agora faz parte de um grupo de artistas que circula com o projeto Jamaxi Cultural por diversos municípios do Acre.
“Para a Proex, é muito importante esse tipo de projeto de resgate cultural”, disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes. “Uma das metas de nossa gestão é interiorizar a extensão e a cultura.”
(Ascom/Ufac)