O primeiro transplante de cabeça da humanidade teve a data confirmada para dezembro deste ano. Em oito meses, a cirurgia inédita será conduzida pelo italiano Sergio Canavero. O neurocirurgião, que é diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turin, coordenará uma equipe de outros 150 médicos e enfermeiras.
A intervenção, que vem sendo planejada há 30 anos, será realizada em Valery Spiridonov. O russo sofre de uma rara e terminal atrofia muscular na espinha. Para continuar vivendo, ele precisa de um novo corpo. O plano do Dr. Canavero é conectar a cabeça de Spiridonov em um corpo de uma pessoa que teve morte cerebral.
Antes disso, a cabeça do paciente será resfriada a uma temperatura de -15ºC. A cabeça do russo será conectada a cada nervo da coluna do corpo do doador. Segundo os diversos artigos escritos por Sergio Canavero, a fusão será feita com ‘polietileno glicólico’ e por meio de estímulos elétricos. O preço desta megacirurgia foi estipulado em US$ 11 milhões. O tempo de duração previsto é de 36 horas.