Polícia Civil celebra conquistas no governo de Tião Viana

A Polícia Civil do Acre é uma das categorias profissionais do Estado que está sendo beneficiada pelo reajuste salarial proposto pelo governador Tião Viana nos últimos dias e aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A sanção da lei foi publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial do Estado.


A instituição ganhou uma completa reformulação de seu Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), o que dará a todos seus profissionais um sistema mais justo de promoções.


Mas o PCCR não é a única conquista da Polícia Civil acreana. O governador Tião Viana – em seus esforços pelo fortalecimento do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) – contratou, ao longo de sua gestão, 450 novos profissionais, entre agentes e demais cargos.


Com os novos concursos para peritos criminais, agentes e escrivães de polícia, previstos ainda para este ano, a expectativa é de que até 2018 a Polícia Civil do Acre alcance mais de 700 contratações na gestão de Tião Viana.


“O governador conseguiu se destacar com um governo no qual o incremento salarial foi uma coisa jamais vista, com a valorização e capacitação do nosso efetivo, além dos concursos públicos nos quais todas as pessoas efetivamente classificadas foram chamadas sempre além do número previsto dentro do edital”, ressaltou o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.


Modernização e infraestrutura


Em 2011 houve a entrega da nova sede da Polícia Civil, num investimento de mais de R$ 2 milhões.


Também foi entregue o Departamento da Polícia Técnico-Científica (DPTC), com tecnologia e equipamentos de ponta para a resolução de crimes e disponibilização de serviços para a sociedade.


Nesse meio tempo, as reformas nas unidades ainda chegaram à delegacia de Feijó e ao Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) de Acrelândia, além de outras unidades do interior.


Para este ano, ainda está prevista a conclusão da reforma da delegacia de Sena Madureira, totalizando quase R$ 1 milhão em novos investimentos.


Com todos esses avanços em infraestrutura e em recursos humanos, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), Itamir Lima, afirma que o novo PCCR consolida um marco da transformação e do bom momento que a Polícia Civil vive no Acre junto à valorização de todo o seu quadro de profissionais.


O PCCR foi totalmente acordado entre governo do Estado e entidades sindicais, que estão de acordo com as mudanças estabelecidas.


“Não é só a melhoria salarial, mas efetiva uma carreira sólida, que não é interessante só para a Polícia Civil, mas também para todo o sistema de segurança pública do Estado e, consequentemente, para toda a sociedade. Reconhecemos os esforços do governador Tião Viana, que sempre nos recebeu e é um parceiro desses profissionais, que manteve sua palavra com a categoria, mesmo num cenário econômico conturbado. Os profissionais agora se sentem mais valorizados e vão devolver esses ganhos com serviços ainda melhores”, conta Itamir Lima.


Agentes satisfeitos


Entre alguns agentes da Polícia Civil está Euclides de Farias, que ingressou em abril de 2016 na instituição e comemora o benefício. “Recebo a aprovação do nosso plano muito feliz. A gente já faz um serviço dedicado à população acreana e dá o maior gás possível no serviço. Achávamos que essa conquista ia demorar mais, mas chegou e estamos muito gratos a todos os que trabalharam por ela.”


O agente Apelino de Queiroz, policial civil desde 2014, completa: “Nossa categoria é de profissionais que arriscam a vida. E ver o esforço do sindicato e do governo, que mesmo num momento de crise honrou seu compromisso com a categoria, me deixa bastante satisfeito”. Com informações Agência


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias