Ícone do site Ecos da Noticia

Nível dos principais rios acreanos continua subindo. Não há perigo de inundação iminente, exceto em Tarauacá

A penetração de ar seco polar, que começou na última sexta-feira, dia 17 de março, com a chegada de uma frente fria, logo nas primeiras horas do dia, deixou o tempo firme, no sábado e no domingo, em todo o Acre. No entanto, as chuvas intensas provocadas pela frente fria foram suficientes para elevar o nível de todos os rios do Acre. Em Tarauacá, o rio subiu bastante e provocou novas inundações.


Na capital acreana, o nível do rio, no início da noite deste domingo, continua subindo lentamente e já se aproximava da cota de alerta. Assim, é provável que transborde durante esta semana, pois os níveis do riozinho do Rola e do rio Xapuri tiveram rápida e acentuada elevação, nas últimas 48 horas. Em Sena Madureira, o rio Iaco subiu 2,5m, em 48 horas, e, no início da noite deste domingo, já marcava 13,5m.


O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltou a subir, tendo em vista as chuvas volumosas que ocorreram em toda a sua bacia hidrográfica, nos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e em território do Peru. Chuvas torrenciais, também, foram registradas no vale do rio Moa. É bastante provável que o nível do rio Juruá, que já está próximo de 13m, em Cruzeiro do Sul, continue subindo nos próximos dias.


O rio Purus também subiu muito nos últimos dois dias, cuja elevação do seu nível já está sendo percebida, novamente, na cidade amazonense de Boca do Acre. No entanto, tendo em vista que, nos últimos dois dias, as chuvas cessaram no Acre, não há motivos, no momento, para maiores preocupações, pois os níveis da maioria desses rios começará a baixar nos próximos dias, porém, com a volta de chuvas intensas durante esta semana, poderão ocorrer novas elevações. Com informações atribuna


Sair da versão mobile