Nós menosprezamos muitas coisas. Choramingamos, principalmente quando crianças. A respeito das coisas que nossos pais não nos deram. Bugigangas, nunca tivemos tempo suficiente para brincar, nossos pais não compraram aquele brinquedo caro que queríamos tanto. As vezes desejamos que nossa vida fosse um pouco diferente do que ela realmente é. Enquanto isso muitos dariam de tudo para ocupar nossa posição e terem o que temos.
A desigualdade sem sombra de dúvidas assola nosso mundo, consequência do egoísmo e ambição de muitos. Ou melhor, dos 10% da população que possui toda a riqueza do mundo.
O fotógrafo James Mollison nascido no Kênia, criado na Inglaterra e morador de Venice teve a chance e iniciativa de viajar pelo mundo fotografando crianças de variados contextos e mostrando seus quartos onde dormem.
Seu trabalho conhecido como Where Children Sleep (Onde as crianças dormem) é de abrir os olhos e revela a desigualdade ao redor do mundo.
A série mostra crianças e os locais onde dormem, permeando locais luxuosos até lugares que ser humano algum deveria considerar uma cama, o que choca quando se observa tamanha desigualdade que há.
Alex, 9, Rio de Janeiro, Brasil
Alex não pode ir à escola, passa seus dias pedindo dinheiro na rua e dorme em qualquer coisa que, durante a noite, se pareça com uma cama, seja um sofá, um banco vazio ou uma calçada fria.
Delanie, 9, Nova Jersei, EUA
Melanie vive com seus pais e irmãos mais novos em Nova Iorque, numa casa grande onde cada um tem seu próprio quarto.
Joey, 11, Kentucky, EUA
Ele mora com seus pais e irmã mais velha. Costuma acompanhar seu pai em caçadas, possui duas escopetas e um arco. Já realizou sua primeira morte, um cervo, quando tinha 7 anos.
Dong, 9, Yunnan, China
Dong divide o quarto com seus pais, irmã e avô. Eles vivem da plantação de arroz e cana de açúcar na propriedade ampla que possuem.
Yannon, 11, Darvel, Escócia
Ela mora seus pais e irmão. Vivem em uma área assolada por violência e grande número de viciados em heroína. Já são acostumados com o comportamento abusivo de toda a vizinhança. Rhiannon usa um moicano assim como seus pais desde que tinha 6 anos de idade e todos fazem parte de uma subcultura punk.
Indira, 7, Kathmandu, Nepal
Indira trabalha em uma fábrica de granito desde os 3 anos de idade. Mora com seus pais e irmãos e todos dormem em uma mesma cama em uma casa que possui apenas um quarto e um banheiro.
Erlen, 14, Rio de Janeiro, Brasil
Erlem está grávida pela terceira vez desde seus 12 anos de idade e atualmente dorme na cama, pois está em um estágio avançado da gravidez, portanto sua mãe permitiu que deixasse de dormir no chão, onde normalmente dorme. Seus dois primeiros filhos nasceram mortos.
Dourla, 10, Hebron, Israel
Douha mora com seus pais e 11 irmãos em um acampamento para refugiados palestinos. Ela divide quarto com 5 irmãs. Seus irmão Mohammed matou a si mesmo juntamente com 23 pessoas quando realizou um ataque bomba contra Israelitas em 1996. Imediatamente após o ataque a casa de sua família foi destruída pelo exército Israelita.
Sem nome, 9, Costa do Marfim, África do Sul
Uma criança com 9 anos de idade que é refugiada da guerra na Libéria. Vai à escola na Costa do Marfim e mora com seus colegas de classe.
Maria, 12, Cidade do México, México
Maria mora com seus pais e uma irmã mais velha. A segurança em sua casa é reforçada, pois sua família leva isto muito a sério desde que um de seus primos foi sequestrado por uma gangue.
Samantha, 9, Long Island, Nova Iorque
Samantha mora com seus pais, possui um porco e um peixe. É faixa preta em Caratê e já se tornou campeã mundial 3 vezes. Vem vencendo competições desde os 3 anos de idade e seu quarto é cheio de trofeus.
Ahkohxet, 8, Amazonas, Brasil
Li é perfeccionista, mora com os pais em um apartamento. Gasta 3 horas todas as noite fazendo seu dever de casa da forma mais perfeita possível.
Lewis, 10, Yorkshire, Inglaterra
Lewis mora com seus pais e irmã. Foi diagnosticado com comportamento anti social, portanto é proibido de sair de noite e de portar até mesmo uma chave de fenda. Possui deficit de atenção e sintomas de esquizofrenia.
Sem nome, 4, Roma, Itália
Seus pais limpam para-brisas durante o dia enquanto ele pede dinheiro. Nenhum deles possui documentos e todos dormem em um mesmo colchão nas redondezas de Roma.
Alyssa, 8, Harlam, EUA
A mãe de Alyssa trabalha no McDonald’s e seu pai no WALMART. Toda a renda da família é gasta com sua única filha. A família espera conseguir se mudar em breve para um lugar melhor pois a pequena casa em que moram está desmoronando.
Risa, 15, Kioto, Japão
Risa é aprendiz de Gueixa e mora com mais 13 mulheres.
Kaya, 4, Tóquio, Japão