Conhecido por suas declarações ofensivas, o deputado polonês Janusz Korwin-Mikke voltou a causar polêmica dentro do Parlamento Europeu. Desta vez, ao tomar voz dentro da casa, Korwin-Mikke insultou as mulheres, chamando-as de “menos inteligentes”.
O caso ocorreu durante um debate sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. Durante seu discurso, o polonês afirmou que “é justo que as mulheres ganhem menos, porque são mais fracas, menos inteligente e menores que os homens”. “Entre os 100 melhores jogadores de xadrez do mundo, não há nem ao menos uma mulher”. Para ele, esta é uma prova de uma inteligência inferior, o que também justificaria salários menores.
Korwin-Mikke, que já sofreu duas sanções por discursos racistas, poderá sofrer uma terceira. O deputado já ofendeu imigrantes no Parlamento e os definiu como “lixo humano que não quer trabalhar”. Além disso, afirmou que Hitler não tinha conhecimento sobre o Holocausto.
O presidente do Parlamento, o italiano Antoni Tajani, abriu um inquérito interno após alguns deputados europeus denunciarem o político, incluindo o socialista Gianni Penna. As punições, neste caso, podem variar de multas à suspensão. (ANSA)