Pesquisar
Close this search box.
banner 970x250

Corrente de solidariedade a Tião Viana e Jorge Viana

Uma corrente de solidariedade tomou conta do estado, na defesa do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana, apontados como integrantes da lista de denunciados pelo Procurador Rodrigo Janot à Justiça, por conta da Operação lava Jato. Diversas personalidades, entidades e organizações manifestaram seu apoio e disseram confiar na justiça para que todos os fatos sejam esclarecidos e a inocência do governador e do senador seja comprovada.


A equipe de governo, sob a coordenação da vice-governadora Nazareth Araújo emitiu nota de solidariedade, publicada na Agência de Notícias do Acre reafirmando o orgulho de ser liderada pelo governador Tião Viana. O governador ontem estava em Brasília para uma série de audiências em órgãos federais. A nota manifesta repúdio ao que chama de “mais um ataque covarde do qual o governador é vítima de setores poderosos da vida nacional”.


Prossegue a nota afirmando que “num conluio incestuoso entre setores da imprensa e uma minoria em que a torpe vaidade os promoveu à condição de justiceiros, foi formado um verdadeiro esquadrão da morte moral. Acusação vira condenação sem direito a defesa prévia”.


A nota ainda diz que “a última vez que tentaram levar o nome do governador para esse lamaçal, a Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento e, por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu a inocência de Tião Viana. Não temos dúvidas de que o resultado em mais essa covardia não será diferente”.


O prefeito Marcus Alexandre também divulgou nota externando a solidariedade ao governador e ao senador, “que ainda sofrendo a perda tão recente do pai, são vítimas de citações descabidas e injustas que tentam trocar tais acusações pela diminuição de suas penas na Operação Lava Jato.”


Diz ainda que “quem fez tanto pelo Acre, como Tião e Jorge, inclusiva no combate à corrupção e ao crime organizado, não merece a injustiça dessas citações interessadas” Finaliza afirmando que confia que a Justiça e a verdade vão prevalecer.


Também a Federação das Indústrias do Estado divulgou sua solidariedade e apoio ao governador Tião Viana e ao Senador Jorge Viana, dizendo acreditar na integridade moral e na inocência do governador e do senador e lamentando que vivamos em um tempo em que acusação vira condenação, sem que haja a preocupação de repor a verdade quando ela é efetivamente revelada”.


Confira a íntegra das notas de solidariedade:


Nota de Apoio ao Governador Tião Viana


Temos orgulho de ser liderados pelo governador Tião Viana. E falamos desse orgulho para manifestar repúdio a mais um ataque covarde do qual ele é vítima de setores poderosos da vida nacional.


Tião Viana tem uma trajetória de homem público marcada pela honradez, honestidade e profundo respeito à sua história de vida. Não há uma mancha capaz de macular a sua biografia.


Infelizmente, vivemos tempos difíceis neste país, onde não se separa as pessoas honradas daquelas que enveredaram pelos caminhos tortuosos do cometimento de atos ilegais.


Num conluio incestuoso entre setores da imprensa e uma minoria em que a torpe vaidade os promoveu à condição de justiceiros, foi formado um verdadeiro esquadrão da morte moral. Acusação vira condenação sem direito a defesa prévia.


Somos sabedores de que somente a honestidade salva. A última vez que tentaram levar o nome do governador para esse lamaçal, a Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento e, por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu a inocência de Tião Viana. Não temos dúvidas de que o resultado em mais essa covardia não será diferente.


Como dissemos, temos orgulho do nosso líder, na certeza de que ele está longe dessa podridão e essa podridão está muito longe dele. Conte conosco para o que der e vier, governador! Estamos firmes e fortes ao seu lado.


Equipe de Governo



Senador Jorge Viana diz que nada deve, nada teme e defende reforma política
O senador Jorge Viana divulgou ontem à tarde seu posicionamento em relação às denúncias feitas contra ele e o irmão governador Tião Viana e disse que nada deve e nem teme no processo, reafirmando que não foi notificado de nenhuma investigação e que repudia o que chamou de eventuais ações seletivas e abuso de autoridade. Em um pronunciamento sóbrio, Jorge Viana reiterou que deve seu mandato de senador “ao povo do Acre, pelo reconhecimento ao trabalho que fiz como prefeito e governador. No Senado, tenho procurado sempre honrar a missão dada pelos que me elegeram, trabalhando pelo meu Estado e pelo Brasil”. O senador diz ainda que “meu irmão, o governador Tião Viana, é um exemplo de correção no exercício nos mandatos que o povo do Acre lhe confiou. Sempre foi um homem público de imensa capacidade de trabalho e honestidade. Não tenho dúvidas que também ele será inocentado, como ocorreu no ano passado, quando foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça, diante de acusações infundadas”.


Veja a íntegra da nota


NOTA À IMPRENSA
Sobre a citação de meu nome e do meu irmão, o governador Tião Viana, na chamada lista do procurador-geral da República, conforme relatos da imprensa nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, sem que sequer tenhamos sido notificados, destaco:


O Brasil vive a mais grave crise de sua representação política, com nocivas consequências para a vida social e econômica do país. Tal crise atinge a todos os partidos e coligações com tamanha profundidade que, sem exceção, todos os políticos precisam dar explicações à opinião pública.


A classe política deve mesmo um pedido de desculpas à sociedade. Não promovemos as mudanças necessárias no sistema político tão importantes para nossa democracia. Agora, detentores de mandato e partidos, como PMDB, PSDB, PT, DEM, PSD, PSB, PRB e PP, entre tantos outros, estão envolvidos nesse escândalo.


Sem ocupar cargo público, fui candidato em 2010 e fiz uma campanha que custou R$ 968,1 mil, dos quais R$ 280 mil foram repassados a outros candidatos. Os recursos foram declarados e minhas contas, aprovadas pela Justiça Eleitoral, de acordo com a legislação vigente.


Devo o meu mandato de senador ao povo do Acre, pelo reconhecimento ao trabalho que fiz como prefeito e governador. No Senado, tenho procurado sempre honrar a missão dada pelos que me elegeram, trabalhando pelo meu Estado e pelo Brasil.


Meu irmão, o governador Tião Viana, é um exemplo de correção no exercício nos mandatos que o povo do Acre lhe confiou. Sempre foi um homem público de imensa capacidade de trabalho e honestidade. Não tenho dúvidas que também ele será inocentado, como ocorreu no ano passado, quando foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça, diante de acusações infundadas.


Sei que todos temos a obrigação de combatermos verdadeiramente a corrupção no país. Chegou a hora de promovermos uma reforma política profunda e construir uma nova governança para o dinheiro público, especialmente na relação com a iniciativa privada.


A hora é de encararmos a crise e darmos satisfação ao povo. O Brasil deve confiar nas instituições, sobretudo no Judiciário, no Ministério Público Federal e na Polícia Federal, sem deixar de lado as preocupações com eventuais ações seletivas e abuso de autoridade. Com informações atribuna


Quero e vou seguir trabalhando por um Brasil melhor.


Nada devo e nada temo. Confio na Justiça.


Senador Jorge Viana (PT-AC)


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner 970x250

Últimas Notícias