Nesta quinta-feira, 23, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou treinamento prático de rapel a bordo do helicóptero Harpia 01, para tripulante operacional multimissão do grupamento aéreo da Segurança Pública.
O treinamento é dividido em três módulos: Rapel, Maguari e Tiro embarcado e, faz parte do programa de capacitação continuada do Estado, destinado à servidores das forças de segurança pública.
Segundo o capitão PM Samir Cardoso, coordenador de instruções do Ciopaer, a atividade rapel é usada pelo grupamento aéreo no resgate de vítimas em meio a incêndios e atendimentos rápidos em locais de difícil acesso.
“Esse treinamento acompanha um planejamento da segurança pública de fortalecer o Ciopaer para atuar em missões aéreas complexas, utilizando técnicas e equipamentos precisos”, disse titular da pasta Emylson Farias.
Conforme Alzerino de Fontes, major bombeiro e coordenador do Ciopaer os policiais civis, militares e bombeiros militar do grupamento, executaram as técnicas de rapel, métodos utilizados por tripulantes multimissão para momentos em que o helicóptero não pode pousar em solo.
A capacitação foi realizada no pátio da SCI (Sessão Contra Incêndio) do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, na capital.
Operando desde 2009, o helicóptero do Estado já percorreu todos os municípios atuando em missões de resgate, combate aos crimes ambientais, operações policiais e apoio à Defesa Civil.
Asscom