Ícone do site Ecos da Noticia

Trio é preso com bombas de efeito moral no Mocinha Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), prenderam durante a noite deste domingo, 05, Marcelo Alves do Nascimento, 18 anos, Daniel Ribeiro da Mata, 24 anos, e Romário Silva do Carmo, 22 anos. A prisão ocorreu em uma residência, localizada na Travessa União, localizada no bairro Mocinha Magalhães, região periférica de Rio Branco.


Segundo os militares, a guarnição foi acionada via Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública), que três homens supostamente ligados a facções criminosas, estariam no interior de uma casa, articulando e organizando práticas de crimes.


Os policiais rapidamente se deslocaram até o local, ao chegar, encontraram o trio dentro da residência, um cerco foi feito ao redor da casa, e sem reagir os três se entregaram. Com eles, os militares encontraram duas bombas de uso exclusivo do Exército Brasileiro, o artefato é de efeito moral, não causa morte por explosão. A polícia suspeita que o três sejam da facção denominada ”Bonde dos 13”.


Diante dos fatos, o trio foi encaminhado juntamente com o material ilícito para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão flagranteados e ficaram a disposição da justiça.


Fotos: Eudes Góes

Conheça os efeitos da bomba de gás lacrimogêneo:


A bomba é uma estrutura de metal disparada por armas lançadoras que, após explodir, libera um gás composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS. O composto é uma substância sólida que misturada a solventes toma a forma de aerossol ácido. Ao entrar em contato com as mucosas dos olhos, nariz e garganta, causa lacrimejamento intenso e queimação.


Apesar de ser considerado um armamento não letal, existem pontos de divergência que contrariam essa tese. De acordo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, quando uma pessoa é exposta ao gás CS, o nariz libera coriza, a boca e os olhos sofrem irritação, a pessoa baba, sente náuseas, tosse e asfixia. Porém, uma exposição prolongada de cerca de uma hora pode causar lesões na córnea, cegueira, queimaduras avançadas na garganta e nos pulmões e asfixia completa.


Sair da versão mobile