Os vereadores de Rio Branco iniciaram os trabalhos na Câmara há uma semana, por outro lado, a principal ferramenta usada para acompanhar as sessões no legislativo municipal, o site da instituição, parece ainda está curtindo férias. De acordo com alguns internautas e profissionais da imprensa, o problema de acesso existe desde o ano passado, o que dificulta a observação das ações tanto da casa quanto dos vereadores e substancia o questionamento: onde está a transparência?
Procurado pela Folha do Acre, o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara, Aurélio Oliveira, disse que a expectativa é solucionar o problema até a próxima semana.
“Buscando evitar acessos indevidos, o Senado Federal exigiu a instalação de uma plataforma que o nosso plano de internet não atendia. Pedimos a atualização desse plano e mandamos de volta para o Senado, diante disso, estamos aguardando a resposta deles para que o site volte ao normal”, explica.
Por ser hospedado numa plataforma (leg.br), os problemas que estão ocorrendo com o site da Câmara de Rio Branco são http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrados pelo Senado Federal. Segundo informações do próprio Senado, outras 3 mil Câmaras Municipais espalhadas pelo país estão passando pelo mesmo problema, porém, poucas estão tentando solucionar.
Enquanto isso, o cidadão que busca acompanhar os trabalhos na Câmara Municipal de Rio Branco precisa ir até a saudosa Galeria Pública para verificar como o seu e os demais vereadores estão se comportando. (Folha do Acre)