Uma tentativa de assassinato foi registrada na noite de domingo na altura da colônia Flor divina, seringal Santa Pena, zona rural da cidade de Manoel Urbano. O colono identificado como José Afonso foi atingido por um disparo no peito esquerdo quando se encontrava em sua própria casa. O crime teria tido a participação de pelo menos seis bandidos, oriundos de Sena Madureira.
Segundo informações levantadas pela reportagem, José Afonso estava em casa na companhia da esposa e de duas netas (12 e 14 anos) quando os criminosos invadiram a propriedade, por volta das 7 horas da noite de domingo. Eles queriam obrigar a vítima a transportá-los para o porto de Manoel Urbano. Do seringal pra cidade são em torno de sete horas de viagem. José Afonso teria resistido e reagiu contra eles, mas acabou levando a pior. “Eles atiraram no meu marido e ainda o amarraram. Não mataram ele porque Deus não permitiu”, comentou a esposa da vítima que preferiu não se identificar. Após todo o problema na residência e os disparos efetuados, os seis bandidos roubaram uma canoa e desapareceram do local.
Ferido, José Afonso foi transportado numa embarcação pelo rio Purus e, em determinado momento da viagem, pegou passagem em uma voadeira. Inicialmente, o idoso foi atendido na Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano e em seguida transferido para o hospital de Sena Madureira.
O que deixou a família ainda mais revoltada foi o fato de não existir ambulância em Manoel Urbano. “Ele foi transportado em uma camionete. Quando chegamos em Sena Madureira a ambulância estava quebrada, sendo preciso solicitar uma de Rio Branco. Na verdade, uma demora tremenda. É lamentável”, comentou um de seus parentes.
No hospital de Sena, José Afonso encontrava-se consciente, mesmo assim, houve necessidade de encaminhá-lo para a capital.
A polícia de Sena Madureira já tem conhecimento do caso e, inclusive, a identificação dos suspeitos. Buscas estão sendo feitas no sentido de capturá-los. (Com informações Sena Online)