Ícone do site Ecos da Noticia

Curso de boas práticas do açaí será realizado em Manoel Urbano

O programa de capacitação da cadeia produtiva do açaí, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), já qualificou mais de 300 produtores rurais em Feijó, Tarauacá, Brasileia e Rio Branco.


O curso de boas práticas capacita todos os envolvidos nas diversas fases da produção do açaí, desde a coleta, o armazenamento e o transporte até o beneficiamento final, quando a fruta é transformada em suco e comercializada. A qualificação, que é gratuita, dura três dias e é dividida entre aulas teóricas e uma atividade prática.
Quem tiver interesse em participar, o curso será realizado nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Manoel Urbano.



O objetivo é garantir qualidade em todo o processo, principalmente para que a população possa consumir um produto com a certeza da correta manipulação durante o seu preparo.


Agora em 2017, o programa de qualificação continua. O primeiro município a receber o curso de boas práticas será Manoel Urbano, distante cerca de 228 quilômetros de Rio Branco. A produção do açaí nativo no município está estimada em 50 toneladas da fruta.


“Queremos convidar a todos os produtores que trabalham com açaí no município para participar. Esse é um curso voltado não apenas para quem faz o suco, mas para todo mundo que trabalha em qualquer uma das fases da cadeia produtiva do açaí”, afirma Edivaldo de Andrade, coordenador do curso na Seaprof. (Agência de Notícias do Acre)


Sair da versão mobile