Com mais de 60 anos de história, o time Atlético-AC será o homenageado do Bloco Vila do Fuxico no Concurso de Blocos do Carnaval 2017. O desfile vai contar com fantasias, carros alegóricos e temas com as cores do time. A história do time é contada no samba-enredo, cantado pelos intérpretes Belo e Chagas.
O Galo Carijó foi criado em abril de 1952 e tem sete títulos de campeão no Campeonato Acreano. O time ficou 25 anos sem ganhar um título, mas quebrou o jejum no campeonato do ano passado.
Em 2016, o bloco homenageou o líder seringalista Chico Mendes. O grupo ficou em quarto lugar no desfile. Na letra do enredo, o sambista fala do início do time – que antes era chamado de Beirute- criado por sírios libaneses, mistura as cores verde, amarela, do Brasil, com as cores do time, azul e branca. Todas as cores formam o arco-íris do Fuxico e o bloco promete marcar mais um gol nesse Carnaval. (Ouça o samba-enredo abaixo).
Vila do Fuxico é formado por moradores do bairro Comara e foi criado em 1992 pelo então presidente Leno Fraga. Cerca de 300 a 350 brincantes com samba no pé vão desfilar durante o Carnaval 2017. Destes, 12 compõem a comissão de frente e 36 são da bateria.
O bloco foi uma das atrações musicais na Praça da Revolução durante a passagem da Tocha Olímpica em Rio Branco, em 2016.
Ex-jogador do Galo, Leno conta que o desejo de homenagear o time surgiu ainda em 2016, mas por problemas dentro do bloco, a homenagem só foi possível no Carnaval deste ano.
O presidente promete que terá um galo carijó gigante entre as alas.
“Antes de fazer o samba-enredo do Chico Mendes, já tínhamos a intenção desse samba, mas por questões políticas dentro do bloco, resolvi não colocar. Somos todos atleticanos, minha bateria é 90% atleticana”, fala.
O carnavalesco revela que começou a escrever a letra do samba ainda em 2016. Para melhorar os versos e poemas, Leno entregou o que tinha para o compositor Dida Oliveira, que terminou o enredo.
“Iniciei a letra com alguns pontos que achava importante do samba, tema de poemas. O Dida que deu uma aprimorada muito boa”, diz.
A “Ala dos Boleiros” foi montada para desfilar com jogadores aposentados e membros da comissão técnica do time. Fraga conta que colocou cerca de 50 abadás à venda voltados apenas para esse público. Campeões em 2004, os ensaios do bloco estão a todo vapor para conquistar o título de campeão no desfile dos blocos na terça-feira (28), na Gameleira.
“A Vila do Fuxico é o único bloco que sai com carro alegórico. Vamos sair com dois carros esse ano”, comemora.
Confira a letra completa:
O canto do meu galo anunciou
Que a Vila do Fuxico vai passar
Sou fuxiqueiro eu sou, sou galo carijó
E ninguém vai me segurar
O canto do meu galo anunciou
Que a Vila do Fuxico vai passar
Sou Atlético Acreano azul e branco triunfal
Canta meu galo nesse Carnaval
Quando tudo começou era Beirute
Nossos craques davam baile no gramado do Frotão
Embalados com a charanga do Veve
É a torcida gritando é campeão
Fundado por sírio libaneses
Sua bandeira lá no alto a tremular
Ao ouvir a voz azul e branco de uma nação
Nossos craques davam baile no gramado do Frotão
Embalados com a charagam do Veve
É a torcida gritando é campeão
É Carnaval é a alegria vem sambar ao som da nossa bateria
É mais um gol que vamos marcar
Esse ano é campeão pode apostar
É Carnaval é alegria sou verde e amarelo azul e branco da folia
O arco íris do Fuxico completou
Sou fuxiqueiro atleticano sou
Composição: Dida Oliveira e Leno Fraga.
G1 Acre