Baleias encalhadas na Nova Zelândia têm risco de explosão

As autoridades da Nova Zelândia trabalham para retirar mais de 300 carcaças de baleias, nesta terça-feira (14), de uma praia. Mais de 660 encalharam, na última sexta-feira (10,) em Farewell Spit, ao norte da Ilha do Sul. Parte delas foi salva pelas equipes de emergência.
A praia está fechada ao público pelo risco de saúde provocado pela decomposição dos animais.


O Serviço Neozelandês de Proteção do Meio Ambiente explicou que os esqueletos serão transportados para um parque nacional, sem acesso do público, onde entrarão em decomposição naturalmente.


“Estão sendo retiradas, mas ainda resta muito para que a praia fique limpa. O simples ato de retirá-las da praia vai demorar vários dias”, contou o porta-voz do Serviço de Proteção, Herb Christophers. A dificuldade de logística é justificada pelo tamanho dos animais. Cada um pode pesar até duas toneladas e medir até seis metros.


Os especialistas estão fazendo orifícios nas carcaças antes da remoção para prevenir explosões, que podem ser provocadas pelo gás em decomposição.


A região tem cerca de 26 km de praias e costuma reter os animais, por razões desconhecidas, segundo divulgou a agência de notícias AFP.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias