As polícias Civil e Militar do Acre anunciaram, na tarde desta quarta-feira (7), que foram encontrados os corpos de Richard Rodrigues, de 16 anos, e Lucas Dennedy Freire de Souza, de 20. Os dois foram mortos por integrantes de facções criminosas, que chegaram a fazer um vídeo dos crimes e divulgar em redes sociais.
“Encontramos os corpos em um matagal na região do bairro Adalberto Aragão. O cenário era um corpo em cima do outro, decapitados e sem braços”, explicou o delegado Roberth Alencar, responsável pela investigação.
Rodrigues e Souza foram encontrados após a prisão de Joalison Nascimento, de 25 anos. Segundo a polícia, ele seria a pessoa que filmou as decapitações e levou os policiais até o local em que os corpos foram deixados.
Nascimento foi preso em uma área rural no município de Porto Acre na divisa com o estado do Amazonas, na última terça (6). Além, dele a polícia prendeu outras três pessoas e apreendeu um menor na última segunda (5). Todos, de acordo com o delegado, possuem ligação com as execuções, um deles, inclusive, aparece em um dos vídeos.
O grupo preso na segunda estava em um veículo no bairro Esperança. De acordo com a Polícia Militar, durante a ocorrência, houve perseguição ao carro e o menor chegou a efetuar disparos contra a patrulha.
No veículo foram encontrados armas, capuzes e outros objetos que, para a polícia, indica que havia o planejamento de novas mortes. “Com a prisão dessas pessoas nós possivelmente evitamos outros homicídios”, disse o delegado. A polícia disse ainda que já identificou e procura por outros quatro criminosos com envolvimento com a onda de execuções que ocorre no estado.
Entenda o caso
A capital acreana vive dias de violência devido à uma guerra entre facções rivais. Desde o último sábado (3) até a noite desta terça-feira (6), foram registrados nove casos de homicídio. Entre eles, três vítimas foram filmadas sendo decapitadas e esquartejadas. Os vídeos foram parar nas redes sociais. Dois corpos continuam desaparecidos e apenas um homem foi preso.
As primeiras três mortes foram registradas no sábado. O pintor Francisco da Silva Amorim, de 24 anos, foi executado a tiros no bairro São Francisco. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta efetuaram ao menos três disparos contra o jovem que também estava em uma moto.
O segundo caso ocorreu na Avenida Antônio Pessoa Jucá, no bairro Tancredo Neves, também na tarde de sábado. O adolescente Renan da Silva Nascimento, de 15 anos, foi atingido por ao menos três tiros e não resistiu. Após ser atingido pelos disparos, o jovem entrou em um comércio. Um outro jovem que estava com Nascimento, de 25 anos, também foi baleado, mas se evadiu do local.
Ainda no sábado, por volta das 18h, no bairro Chico Mendes, ocorreu o terceiro homicídio. Desta vez, a vítima foi o jovem Eliel Carvalho da Silva, 20 anos. Silva foi morto com cerca de três tiros. Segundo informações, os suspeitos seriam dois homens em uma motocicleta, e, após os disparos, teriam saído comemorando o crime.