192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

MPAC organiza manifestação contra mudanças em projeto anticorrupção

ecos-02122016-mpac-manifestacaoNo próximo domingo, 4, membros e servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac) farão um protesto contra as alterações no projeto ‘10 Medidas contra a Corrupção’. A manifestação será em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 14h.


Idealizado pelo Ministério Público Federal (MPF), com o apoio dos demais ramos do MP e MPs estaduais, o projeto foi votado na madrugada de quarta-feira, 30, pela Câmara dos Deputados, que retirou seis propostas e desfigurou a proposta, que conta com mais de 2 milhões de assinaturas de cidadãos apoiando o pacote anticorrupção.


A retirada da tipificação do crime de enriquecimento ilícito e a inclusão do crime de responsabilidade a magistrados e membros do Ministério Público por abuso de autoridade são algumas das mudanças.


Em vários estados, MPs já realizaram protestos e em outros, como é o caso do Acre, a manifestação está prevista para os próximos dias. Em nota, divulgada na quarta-feira, o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto disse que o pacote legislativo aprovado, além de inviabilizar o combate aos atos e crimes de corrupção, estabeleceu mecanismos para criminalizar membros do MP, além de ser uma clara tentativa de intimidação e retaliação contra a Instituição.


A presidente da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, Norma Cavalcanti, que também preside a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), entregou uma carta à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, declarando apoio às instituições Federais e pede ao STF que defenda a autonomia e a independência do MP e juízes.


Já o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) montou uma frente de ação para tentar impedir que emendas ao pacote anticorrupção aprovadas pelos deputados federais passem no Senado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias