Pelo menos 12 motocicletas roubadas em Rio Branco teriam sido negociadas, nos últimos três meses, com produtores rurais do Projeto Oriente, localizado na região da estrada Transacreana, zona rural da capital. As motocicletas teriam sido vendidas a dinheiro e trocadas e negociada por gado por um homem identificado apenas por Luizinho. O roubo teria sido encomendado a uma quadrilha cujos membros têm certa facilidade nesse tipo de crime.
Um grupo de moradores da região desconfiou do comportamento do vendedor das motocicletas e decidiu fotografar as placas de alguns dos veículos comprados pelos vizinhos.
Nesta sexta -feira eles estiveram no Departamento Estadual de Trânsito e confirmaram as suspeitas , ou seja, as motos realmente são roubadas. Segundo um líder comunitário que preferiu não se identificar, são vários os modelos envolvidos no esquema, entre elas BROSS e Titan, circulando dentro do Projeto Oriente.
Os próprios representantes da comunidade, que estiveram no Detran, se encarregaram de procurar, também, a delegacia para registrar a denuncia crime sobre o caso.A notícia foi confirmada após ás 13 horas desta sexta-feira. O Detran-AC já havia encerrado o expediente ao público e sua assessoria de Imprensa não foi localizada. Os denunciantes pediram para que seus nomes não fossem divulgados.