Líder das Farc pede audiência com papa Francisco


O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño Echeverri, o “Timochenko”, pediu uma audiência com o papa Francisco.


“Acreditamos que, por sua vez, a parte mais acusada de pecados, as Farc, também mereceríamos uns minutos de reflexão com Você, antes ou durante a sua anunciada visita à Colômbia”, disse Londoño em nota divulgada nesta terça-feira (20).


A fala do guerrilheiro tem a ver com o fato do Pontífice ter recebido o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e seu maior opositor, o ex-presidente Álvaro Uribe, em uma audiência no Vaticano na última sexta-feira (16).


No documento, Londoño lembrou que há grupos que são contra o processo de paz no país e que, para haver uma total pacificação, “não é fácil atingir consenso e reconciliação com setores dominados por um fundamentalismo de tal natureza”.


“Fazemos votos para que a sua santidade e as suas orações consigam colocar fim a tão trágica realidade, até porque confiamos que um papel mais decisivo por parte da hierarquia eclesiástica colombiana possa inclinar a balança para o lado mais justo”, escreveu ainda.


Tanto Santos como as Farc reconheceram, por diversas vezes, a fundamental ajuda de Jorge Mario Bergoglio para que um acordo de paz fosse assinado na Colômbia. (ANSA)


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias