Pesquisar
Close this search box.
banner ac24h (1)

Casos de Aids no Acre diminuem mais de 40% em 2016, diz Saúde

dadosDados da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostram que houve uma diminuição de mais de 40%  nos casos de Aids no estado em 2016. Em 2015, foram notificados 70 casos e até novembro deste ano, são 40.


Os dados apontam que, entre 1987 e 2016, foram registrados 921 casos da doença no estado acreano. Nesta quinta-feira (1º) , é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.


Dos dados gerais, 543 foram notificados em pessoas do sexo masculino e 378 do sexo feminino. A capital, Rio Branco, foi a cidade com maior incidência de casos no estado, com 682 notificações. O número de óbitos também apresentou diminuição. O primeiro caso de Aids foi notificado em 1987 no Acre e deste então, conforme o estudo, morreram mais de 200 pessoas vítimas da doença.


Além da capital, outros três municípios do estado aparecem no ranking de incidência. São eles: Sena Madureira com 43, Cruzeiro do Sul com 32 e Senador Guiomard com 27. Os municípios com menor incidência são Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, todos com 1 caso cada.


Entre as regiões, o Baixo Acre registrou 92% dos casos da doença e é a região com maior percentual. Logo em seguida vem a região do Vale do Juruá, com 5%, e o Alto Acre com 4%.


A doença
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.


Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, entre outros meios.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac24h (1)

Últimas Notícias