Ícone do site Ecos da Noticia

Ufac promove simpósio sobre pesquisa educacional

ufac20161199


A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nessa terça-feira, 8, no auditório Carlos Alberto Simão, do Centro de Convenções, a solenidade de abertura do 1º Simpósio de Pesquisa Educacional no Acre, com o tema “Políticas de Desenvolvimento da Pós-Graduação em Educação na Amazônia”. O evento acontece desde segunda-feira, 7, e termina na sexta, 11. A programação inclui conferências e mesas-redondas.


 


O simpósio é organizado pela coordenação do mestrado em Educação, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Extensão, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Anped. Conta com a participação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Silvério Baia Horta, que discutirá a relação entre o direito, a educação e a obrigatoriedade escolar.


 


Para o organizador do evento e coordenador do mestrado em Educação, professor Mark Clark Assem, o objetivo é institucionalizar e também ampliar a interlocução entre profissionais e pesquisadores da área no âmbito dos programas de mestrado em Educação. “Nossa ideia é transformar este evento anual e vinculado ao programa”, disse. “Temos o desafio de, em 2018, realizarmos a segunda semana científica da Anped.”


 


O simpósio faz parte de um contexto de crescimento da pós-graduação em Educação na região Norte. De acordo com o organizador, apenas nos últimos três anos o número de programas quadruplicou, saltando de três para 12. Na Ufac, o programa existe desde 2014.


 


De acordo com o reitor Minoru Kinpara, esse primeiro simpósio foi construído com trabalho, empenho e dedicação de um grupo de professores e pesquisadores e que a gestão apoiará sempre essa ação. “Que esse não seja apenas o primeiro, mas que aconteça outras edições do simpósio”, comentou. “Tenham a certeza do nosso apoio e incentivo para realização de outros eventos como esse.”


Sair da versão mobile