A Prefeitura de Rio Branco realizará a partir das 8h do dia 1º de dezembro de 2016, no auditório da Secretaria da Fazenda do Acre, no centro da capital, audiência pública para debater e aprovar as propostas de revisão do novo Plano Diretor de Rio Branco. Após aprovação o texto irá para a Câmara de Vereadores, o documento terá vigência de 2017 a 2020.
A convocação para a audiência pública é feita em conjunto com o Conselho Municipal de Urbanismo, que integra a política de gestão e desenvolvimento urbano de Rio Branco no âmbito da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Urbano (SMDGU).
O evento é aberto a todas as pessoas que tem interesse em participar dos debates. A programação será dividida em duas etapas, começando pelo credenciamento dos participantes; solenidade de abertura, formação da mesa Diretora e leitura do regulamento; apresentação da proposta; apresentação e defesa dos destaques protocolados, e eleição dos delegados de sete segmentos sociais.
Na 2ª etapa acontecerá a votação das propostas pelos delegados e o encerramento da audiência. “Precisamos dar nossa contribuição discutindo propostas e melhorias, ajudando o poder público a construir um planejamento urbano que retrate as necessidades de nosso município para agora e para os próximos anos”, disse Márcio Oliveira, coordenador da Revisão do Plano Diretor de Rio Branco.
As propostas foram debatidas entre 2015 e 2016 com lideranças comunitárias, representantes dos diversos segmentos sociais, empresários, trabalhadores, técnicos, estudantes, gestores públicos e outros. Após a audiência, o texto segue para análise da Câmara de Vereadores. Foram realizadas reuniões em todas as regionais de Rio Branco e houve participação efetiva da comunidade nas sugestões preliminares. Os moradores falaram basicamente dos problemas e das necessidades de cada bairro.