Pelo 2º ano, química é a ‘vilã’ para os candidatos ao Enem em Rio Branco

picmonkey_collageChutes nas questões de química e dúvidas para entender as pegadinhas estão na lista das maiores dificuldades enfrentadas pelos candidatos no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (5), em Rio Branco. Pelo segundo ano consecutivo, os candidatos avaliaram a prova de química como sendo a “vilã” do certame.


Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  mostraram que dos 61.147 mil candidatos do Enem no Acre, 6.305 devem fazer as provas para concluir o ensino médio. Em 2015, o Inep contabilizou 56.244 candidatos no estado.


A candidata Anderlene da Silva Coelho, de 24 anos, pretende cursar nutrição. Segundo ela, a prova em que mais teve dificuldade foi química. “História e geografia estavam bacanas, mas química estava difícil, foi sem dúvida a pior. Chutei algumas e em outras questões tive bastante dúvidas”, disse.


Naama da Silva Lucena, de 18 anos, concorda com a opinião de Anderlene. “A prova estava razoável, só me deu um pouco de preguiça de ler. Tinham muitas pegadinhas, às vezes a resposta estava na cara e a gente ficava em dúvida. Chutei em algumas questões também, química estava muito difícil. Quero cursar enfermagem tomara que eu consiga”, falou.


Essa é a segunda vez que o jovem Endy Wilson Lima Mendonça, de 18 anos, faz o Enem. Ele fala que a prova que mais sentiu dificuldade também foi a de química, mas reconhece que estudou pouco. “Vou me dedicar mais ano que vem. Chutei muitas questões, mas química, por conta dos cálculos, foi a mais complicada”, enfatizou.


‘Prova de química estava tranquila’, diz jovem 
A opinião da jovem Clícia Mendonça dos Santos, de 19 anos, que quer cursar psicologia na Universidade Federal do Acre (Ufac) é a única que diverge dos demais. Para ela, a prova de química foi tranquila.


“Faço uma avaliação boa sobre a prova, só que tinha que pensar bem antes de responder por causa das pegadinhas. Geografia estava mais difícil, química foi tranquilo. Estudei muito mais para redação. Conclui há dois anos e venho tentando entrar na faculdade pelo Enem. Caso não consiga, me inscrevi no vestibular para fazer enfermagem enquanto não sai o resultado”, finalizou.


Enem 2016
Neste sábado (5), foram aplicadas as provas de ciências da natureza e ciências humanas, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo (6), o exame é ainda mais longo, com cinco horas e meia de duração onde os participantes fazem as provas de matemática, português e redação.


As provas iniciaram às 13h30 (horário oficial de Brasília). Os candidatos precisaram ficar atentos ao fuso-horário. Os portões abriram às 9h, fecharam às 10h e as provas iniciaram às 10h30 em 17 cidades do Acre.


O edital do Enem permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas, mas nem todo tipo é indicado para quem quer tirar a nota mais alta possível.


Participantes do Enem que tiverem dúvidas sobre a prova podem tirá-las por meio da Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no telefone 0800-616161. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante consulte seus dados no site do Enem: enem.inep.gov.br.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias