O interesse pela política e o desejo por um país diferente sempre foram presentes no cotidiano do estudante do ensino médio Igor Felipe Teixeira de Souza, de 17 anos. Talvez esses tenham sido os motivos pelo qual foi selecionado para participar, no dia 12 de dezembro em Brasília (DF), do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Teixeira é aluno do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco (Ifac).
O evento, organizado pelo Ministério da Educação, busca promover discussões entre os jovens para adoção de políticas educativas afim de promover uma cidadania regional aos direitos humanos, entre outros. O Parlamento Juvenil do Mercosul ocorre a cada dois anos e um aluno – do ensino médio – de cada estado brasileiro é escolhido para participar do parlamento com representantes do mercosul.
“Tenho ciência de como está o cenário político do nosso país em relação a política e outras áreas também. Sei que são necessárias mudanças e, ao invés de ver pelo lado pessimista, acredito que essa é justamente a oportunidade para que surjam pessoas e novas medidas pra transformar essa área que pode mudar bastante o nosso país”, conta o estudante.
Para ser escolhido representante do Acre, o estudante fez uma campanha e apresentou um projeto de mudança. Ele explica que a ideia visa ajudar os jovens a vencerem a falta de experiência e profissionalização no mercado de trabalho. “Resolvi falar sobre a forma como o jovem se prepara e a como eles podem ser ajudados a ingressar no feroz mercado de trabalho nos dias atuais”, afirma.
A diretora de http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração, manutenção e infraestrutura do Ifac, Paula Daniele Batista, não esconde a felicidade em ter o estudante como representante do estado.”É um sentimento de orgulho, o Igor é um exemplo pros nossos alunos”, diz.
Colaborou o repórter Leandro Manhães, da Rede Amazônica Acre.