192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Enem: acertos no gabarito é diferente de nota final; entenda

ecos-09112016-enem


O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá aos candidatos apenas uma ideia da performance na prova e não sua nota. Além de não trazer o resultado da redação, ele vai dar o número absoluto de acertos. A cada um desses acertos vai ser atribuído um peso e uma nota, conforme um modelo chamada Teoria de Resposta ao Item, ou TRI.


Segundo explicou o Portal G1, esta metodologia garante, por exemplo, a equivalência dos testes aplicados nestes sábado (5) e domingo (6) e aquele que será feito nos dias 3 e 4 de dezembro. A TRI é baseada em questões previamente classificadas como fáceis, moderadas e difíceis e no total de acertos que o aluno tem dentro de cada grupo.


Na prova baseada na TRI, as perguntas divididas previamente em diferentes dificuldades permitem um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas para que os avaliadores analisem de maneira mais profunda as respostas dos alunos, ainda que em testes de múltipla escolha.


Se eles notam que o aluno errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo sua média cair. Logo, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias