O estudante Natanael Alvez Valentim, de 24 anos, afirma que os portões na Universidade União Educacional do Norte (Uninorte), em Rio Branco, onde ia fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fecharam três minutos antes (9h57) e, por isso, ele não conseguiu entrar. Portões foram fechados no Acre às 10h, 13h horário de Brasília e provas iniciaram às 10h30.
O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi informado que o órgão não recebeu nenhuma reclamação oficial por inadequação de horários. A Uninorte informou que mais de 9 mil alunos vão fazer provas na instituição neste sábado, mas que o prédio está locado para o Inep e a responsabilidade da aplicação dos exames é toda do órgão.
“Moro em um bairro distante, no Ivete Vargas, quando cheguei ainda faltavam três minutos para os porões serem fechados, já estavam colocando o cadeado e eu não consegui entrar. Têm outras pessoas que viram e podem confirmar. É complicado porque a gente estuda e dá nisso. Ia fazer para terminar o ensino médio, agora só ano que vem”, lamenta Valentim.
A ambulante Valdízia Costa diz que estava vendendo churrasquinho em frente à instituição quando viu o jovem voltando e reclamando do horário. “Fecharam de três a dois minutos antes sim, eu olhei no celular e vi que ainda não eram 10h em ponto”, afirma.
Com três horas de diferença do horário de Brasília, os portões no Acre abriram às 9h. As provas têm início às 13h30 (horário oficial de Brasília), 10h30 horário local. Os portões fecham às 10h. Os candidatos devem ficar atentos ao fuso-horário. Mais de 60 mil pessoas fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 no Acre a partir deste sábado (5), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes devem estar preparados para enfrentar a “maratona” de provas: no sábado (5), o Enem dura quatro horas e meia, com as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (6), ele é ainda mais longo, com cinco horas e meia de duração e as provas de matemática, português e redação.
Enem no Acre
Dados do Inep mostram que dos 61.147 mil candidatos do Enem no Acre, 6.305 devem fazer as provas para concluir o ensino médio. O número de inscritos é pouco mais de 15% maior que o registrado em 2015, quando o Inep contabilizou 56.244 candidatos no estado.
O Acre aparece em 6º lugar entre as capitais da região Norte com mais candidatos inscritos. O estado com mais inscrições na região foi o Pará, com 471.947 participantes. O balanço foi divulgado pelo Inep no dia 23 de maio de 2016.
O volume de inscrições do estado acreano é o segundo menor do país, na lista que inclui os 26 estados mais o Distrito Federal. O Acre fica a frente apenas de Roraima, onde foram registradas 26.808 inscrições
Ao todo, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.
A frota de ônibus em Rio Branco foi reforçada para atender os candidatos que fazem o Enem neste sábado (5) e domingo (6). Ao menos 124 veículos devem operar durante os dias de prova, segundo Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTrans).