Pelo segundo ano, o governo do Acre decidiu apoiar o Reveillón tradicional do bairro Base, em Rio Branco. A medida, segundo a presidente da Associação de Moradores do bairro, Rocilene Dantas, foi tomada devido a crise econômica. A comemoração tradicional de fim de ano que é realizada no local há mais de 30 anos.
“Antes o governo nos apoiava, mas fazia a festa dividida. Porém, com a chegada dessa crise decidiram manter a festa em apenas um local. Ficamos felizes de receber essa festa que mesmo antes desse apoio já era uma tradição”, destaca.
Rocilene explica que a prefeitura e o governo estadual se comprometeram com os moradores e devem oferecer toda a estrutura necessária como iluminação, palco, banheiros químicos, tendas, limpeza, operação tapa-buracos, iluminação e a tradicional queima de fogos. A http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração municipal também deve fazer uma operação de limpeza desde o Calçadão Raimundo Escócio até o local da queima de fogos.
“Entramos na festa com a nossa alegria e a organização do bairro. Antes da parceria fazíamos tudo com o dinheiro dos moradores que organizavam bingos e rifas. Vamos organizar as barracas para as pessoas que queriam vender comidas típicas e daremos prioridades aos moradores”, explica.
Programação
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sid Farney, explica que o órgão vai ficar responsável pela programação cultural da festa de fim de ano. Farney diz que a FGB está em conversa com a associação de bairro para definir o melhor roteiro para o Réveillon. Até o momento, segundo ele, está confirmada a apresentação da banda Base do Samba e negocia com a cantora Sandra Melo.
“Estamos trabalhando em conjunto com a comunidade. Queremos definir apresentações variadas para todo o público. A programação completa ainda vai ser fechada, mas já deixamos o convite a todos que queiram festejar na Base”, diz.
Contenção de desbarrancamento
O bairro Base foi um dos que mais sofreu com a alagação histórica do Rio Acre em 2015. Após a vazante do manancial a rua Barbosa Lima desmoronou e parte do local cedeu e foi levado pelas águas deixando os moradores preocupados com a situação.
Para amenizar os impactos, a prefeitura iniciou obras na região do Calçadão Raimundo Escócio. As obras são referentes à implantação de três sistemas de contenção à base de concreto, pedras e grama. Segundo a Prefeitura, a contenção ao menos 6 mil m² está em fase de conclusão. A presidente do bairro destaca que a população pode ficar tranquila.
“Não estamos preocupados com as intervenções, elas já estão no fim. Já falamos com a construtora responsável pela obra e eles devem retirar todos o material e entulho que permanecem no local. Esperamos que todos tenham uma passagem com muita alegria”, finaliza Rocilene.