Com o horário de verão, o Acre é o único estado a abrir portões às 9h para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Os portões fecharão às 10h e as provas vão iniciar às 10h30 em todo o estado. As provas ocorrem neste sábado (5) e domingo (6). E, por isso, os 64.947 mil acreanos que estão inscritos no Enem devem ficar atentos quanto ao horário das provas.
Para evitar atrasos, a recomendação do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) Inep é de que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos.
No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 10h.
O Inep informou que os participantes sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais, até as 10h, e aguardem o início das provas que será às 19h.
Enem no Acre
Dados do Inep mostram que dos 64.947 mil candidatos do Enem no Acre, 6.305 devem fazer as provas para concluir o ensino médio. O número de inscritos é pouco mais de 15% maior que o registrado em 2015, quando o Inep contabilizou 56.244 candidatos no estado.
O Acre aparece em 6º lugar entre as capitais da região Norte com mais candidatos inscritos. O estado com mais inscrições na região foi o Pará, com 471.947 participantes. O balanço foi divulgado pelo Inep no dia 23 de maio de 2016.
O volume de inscrições do estado acreano é o segundo menor do país, na lista que inclui os 26 estados mais o Distrito Federal. O Acre fica a frente apenas de Roraima, onde foram registradas 26.808 inscrições
Ao todo, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.