Acreanos disputam Paralimpíadas Escolares a partir desta quarta, em SP

railander_paratleta_acreano_de_bochaCinco atletas acreanos disputam as Paralimpíadas Escolares em São Paulo (SP). Lucas Damasceno (classe T35) e Gigliane Paiva (classe T36), competem no atletismo, Débora Paiva e Laís Vitória Gonzaga, ambas na classe S14, disputam na natação e Railander Cristian Marcelino (BC4), na Bocha, a partir desta quarta (23), no Centro de Treinamento Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, região sul da capital paulista.


O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e tem a participação de mais de 800 atletas, de 25 estados brasileiros, com idade entre 12 e 17 anos, nas modalidades de judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, atletismo, goalball e futebol de sete.


Geison Moraes, um dos responsáveis pelo paratletas acreanos, frisa que é a menor delegação do estado na competição. Em 2015, 30 jovens representaram o Acre.Segundo ele, o principal objetivo é manter o bolsa atleta e conquistar vaga no Parapan 2017.


– É uma delegação bastante reduzida, se comparada aos anos anteriores. Na verdade, vão os que já têm bolsa atleta, para poder garantir o recurso, graças ao apoio de um deputado, que nos cedeu as passagens. Gigliane e Lucas continuam tentando vaga na seleção brasileira que disputará o Parapan. Laís e Vitoria querem renovar o benefício. Esta é a terceira participação do Railander, que já foi prata e bronze brasileiro, só falta o título. O objetivo é ficar entre os três melhores – explica.


Os jovens tiveram dificuldades para conseguir recursos para ir à última disputa nacional da temporada. Moraes agradece a dedicação dos professores e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), que cede os espaços para a prática dos treinamentos dos paratletas acreanos.


– Essa é a menor delegação desde que o Acre começou a participar. Tivemos dificuldades com apoio este ano. Fizemos um almoço com sorteios de TV, rifas. Queremos enfatizar o apoio da escola Dom Bosco, com os professores Antônio Clodoaldo Castro e Raquel Thompson, fundamental nos treinamentos diários, participam efetivamente, e também ao Sesi, que cede a pista, a piscina e a academia, possibilitando a continuidade deste projeto – ressalta.


Os paratletas já estão na capital paulista. A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2016 é nesta terça-feira, 22, no Auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi.


AGENDA DAS PROVAS
Atletismo: de 23 a 25, das 8h às 12h
Natação: de 23 a 25, das 13h às 18h
Bocha: de 23 a 25, das 8h às 18h


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias