Militares do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), localizado no município de Brasileia, realizaram durante os dias 12 e 13, terça e quarta – feira a operação “Fronteira Segura” e apreenderam mercadorias contrabandeadas, recuperam moto roubada, e ainda prenderam quatro homens por evasão de divisas com R$ 211.600.00
Segundo os militares, as mercadorias apreendidas estão avaliadas em aproximadamente R$ 80 mil. A motocicleta recuperada era de procedência boliviana e estava sendo conduzida por uma brasileira.
Também foram presos por evasão de divisas três bolivianos e um brasileiro que seguiam em táxis com destino ao país vizinho. “O dinheiro estava escondido no interior dos veículos que seguiam em comboio”, disse o comandante do 10° BPM, capitão Fredson Araújo.
Ainda de acordo com o oficial, a suspeita é que o dinheiro seria resultado da venda de drogas. No total foram presos durante a operação nove pessoas, sendo cinco bolivianos e quatro brasileiros.
Evasão de divisas
É um crime tipificado no artigo 22 da lei 7.492/86. Efetuar operação de câmbio não autorizada, com fim de promover evasão de divisas do país:
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.