O início da noite desta terça-feira(18), foi de muita agitação na área policial, quando um bando supostamente da Facção do Comando Vermelho tomou de “assalto” a unidade de nº 04 “Papudinha” onde dormem os presos do regime semiaberto.
De acordo com informações armados com armas longas, ou seja, de alto poder de fogo, como fuzil e escopeta calibre 12 de repetição o bando tentou uma emboscada aos reeducandos que estavam chegando para dormir na unidade que abriga presidiários do semi-aberto.
teve acesso as dependências da Unidade prisional, onde no momento somente 13 agentes penitenciários faziam a segurança no local.
De acordo com informações os membros da facção tinham como objetivo forçar a entrada de todos os semiaberto e atear fogo na unidade, mas foram impedidos porque agentes penitenciários ao perceberem a movimentação se trancaram em uma sala e os detentos que já estavam dentro da unidade para não morrer tentavam tomar as armas dos agentes para irem para o revide com o bando fortemente armado.
Cinco detentos ficaram feridos com tiros nas pernas e coxa das “rajadas” efetuadas pelo bando.
Um homem identificado pelo nome de Edcarlos da Silva Furtado que não é reeducando e tinha ido deixar um amigo que é presidiário do semiaberto foi alvejado com dois tiros no abdômen, ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco.
Além dele, mais dois reeducandos deram entrada naquela unidade de urgência e emergência, o reeducando Máximo Feijó de Souza, foi atingido com um tiro na perna e o outro que não teve o nome revelado que foi alvejado com um tiro em cada perna na região da coxa.
BOPE, guarnições de todos os batalhões foram enviadas para o local, foram mais de quatro horas e finalmente a polícia conseguiu controlar a situação e o bando conseguiu fugir.
Nesta quarta-feira(19), a secretaria de segurança pública deverá se pronunciar sobre o ocorrido em coletiva a imprensa. Durante a invasão a estrada Dias Martins, parte da BR 364, a estrada que dá acesso ao Residencial IP, foram interditados e somente policiais e SAMU tinham acesso aquela região.