Um ex-estudante de engenharia agronômica, de 23 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Rio Branco, suspeito de integrar uma quadrilha que arrombava caixas eletrônicos na capital acreana. Ítalo Dias Moraes foi apresentado, pela Polícia Civil, no Departamento de Investigação Criminal (DIC).
A prisão foi feita por agentes da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsão (Decore) em cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão e prisão do jovem.
Além de explodir caixas eletrônicos, a quadrilha seria especializada em assaltos e roubos a empresas. A investigação teria iniciado em março de 2015 e cinco integrantes já teriam sido presos em 2016 pelos crimes, segundo a polícia.
Na casa do estudante, no bairro Santa Inês, os policiais teriam apreendido drogas, R$ 700 em dinheiro, um revólver calibre 38 e uma televisão, que estava escondida embaixo da cama do rapaz.
O jovem deve responder por associação criminosa, roubo, assalto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico, associação ao tráfico, receptação e formação de quadrilha.
O delegado Sérgio Lopes disse ao G1 que Moraes estava foragido desde 2015, quando iniciaram as investigações. A polícia teria então obtido informações do paradeiro do ex-estudante e cumpriu o mandado judicial.
“A quadrilha fazia grandes furtos com rompimento de obstáculos e o Ítalo era um dos integrantes. Parte da quadrilha foi presa quando fizeram um roubo em Manoel Urbano [interior do Acre]. Ele havia sumido e foi representado pela prisão preventiva e busca e apreensão na residência. Depois de algum tempo ele retornou para a cidade [Rio Branco]”, relatou.