Ícone do site Ecos da Noticia

Eleitores de Rio Branco escolhem novo prefeito neste domingo (2)

picmonkey_collage


De olho em problemas como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança, os rio-branquenses decidem neste domingo (6) nas urnas quem será o prefeito que vai comandar a capital acreana de 2017 a 2020.


No maior colégio eleitoral do Acre, com 241.196 eleitores, há quatro candidatos na disputa: Marcus Alexandre (PT), atual prefeito, tenta a reeleição. Os outros candidatos são Carlos Gomes (Rede), Eliane Sinhasique (PMDB) e Raimundo Vaz (PR). Para as 17 vagas na Câmara Municipal, são 287 candidatos na disputa.


Desde o início da corrida eleitoral, os candidatos do PT e do PMDB polarizaram a preferência de votos, de acordo com as pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope.


Segundo a pesquisa Ibope, divulgada na sexta (30), Marcus Alexandre tem 60% dos votos válidos, contra 29% de Eliane Sinhasique. Raimundo Vaz aparece com 7% e Carlos Gomes com 4%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.


Cidade de 377.057 habitantes, Rio Branco tem as mulheres como maioria do eleitorado, com 128.470 votantes, contra 112.726 eleitores homens. Entre os votantes da capital, 3.220 são menores de idade e 9.840 são analfabetos. São três zonas eleitorais, subdivididas em 711 seções. Para confirmar o local de votação o eleitor pode acessar o site do TRE-AC, ligar para o disque-eleições, pelo telefone 0800-6499218 ou baixar o aplicativo ‘Onde Votar’.


Eleições 2016 em Rio Branco, no Acre (Foto: Arte/G1)
Eleições 2016 em Rio Branco, no Acre (Foto: Arte/G1)
Conheça mais sobre os candidatos à Prefeitura de Rio Branco
Carlos Gomes (Rede): Compete pela primeira vez à Prefeitura de Rio Branco. Gomes nasceu em Rio Branco, é formado em assistência social, cursa economia, tem 27 anos e é o mais novo candidato à prefeitura da capital acreana. Ele é o candidato da Rede e tem como vice o advogado Gabriel Santos, do mesmo partido. Conheça mais sobre o candidato.
Eliane Sinhasique (PMDB): Natural de Guaíra, interior do Paraná, mas vivendo no Acre desde os sete anos, Eliane, de 46 anos, também compete pela primeira vez à prefeitura da capital acreana. No entanto, a radialista exerceu o cargo de vereadora de Rio Branco entre 2013 e 2014 e é deputada estadual desde 2015. Ela é a candidata da coligação Rio Branco do Futuro (DEM, PMDB, PMN, PP, PPS, PSD e PTB) e tem como vice o dentista Alisson Bestene (PP). Saiba mais sobre as ideias da candidata.
Marcus Alexandre (PT): Atual prefeito de Rio Branco, o candidato tenta a reeleição pela Frente Popular do Acre (PC, PC do B, PDT, PHS, PMB, PRB, PROS, PRP, PSB, PSDC, PSL, PT, PTB, PT do B, PTN) e tem como vice a professora Socorro Neri (PSB). Formado em engenharia civil, Alexandre nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 1977 e desde 1999 vive no Acre. Já exerceu os cargos de secretário adjunto de Planejamento e diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre). Saiba mais sobre o perfil do candidato.
Raimundo Vaz (PR): Bacharel em engenharia, Vaz, de 58 anos, também entrou pela primeira vez na disputa pela http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração municipal. Ele está no terceiro mandato como vereador e na Câmara ocupa o cargo de vice-presidente da casa. Integra a coligação Nossa Cidade Merece (PR, PSDB, PTC, PEN e Solidariedade) e tem como vice Francineudo Costa (PSDB). Saiba mais sobre o candidato.


Horário e local de votação dos candidatos
A candidata Eliane Sinhasique estará às 8h na agência do INSS, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Colégio de Aplicação para votação. Carlos Gomes vota às 9h no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb), no Centro. Marcus Alexandre vota na agência do INSS, na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque, também às 9h. O candidato Raimundo Vaz vota às 10h no colégio Natalino da Silveira Brito, bairro Estação Experimental.


Eleição no Acre
Participam da eleição deste domingo (2) eleitores de 22 municípios do Acre. Em todo o estado, são 78 candidatos a prefeito e 2.031 candidatos a vereador. Entre os 816.687 habitantes, 532.452 estão aptos a votar.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 51% dos eleitores são mulheres e 49% são homens. Entre as faixas etárias, a maioria dos eleitores está entre os 25 e os 29 anos (12,59%). O grau de instrução mais comum entre os votantes é o ensino fundamental incompleto (23,24%).


Sair da versão mobile