Uma das apostas do Colégio Sigma, em Rio Branco, que obteve no Acre a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, é a construção de um programa de estudos para cada aluno. O Ministério da Educação (MEC) divulgou ainda na terça-feira (4) os resultados de todo país de cada escola. A instituição conseguiu 602,64 de média.
O organograma, segundo a coordenadora da turma, Silvia Regina Araújo, leva em consideração todo o dia do estudante, com informações de horário de acordar, hábitos alimentares e se faz exercícios físicos. A organização dos períodos, para um melhor aproveitamento nos estudos, é feito para todo o ano letivo.
“Temos acompanhamento psicopedagógico com os alunos no ano todo. Uma das linhas de trabalho é um curso sobre como funciona o nosso cérebro e estratégicas para aprender a estudar. Desenvolvemos um plano de estudo individual, ponto a ponto construído de acordo com os horários deles. Se tem um aluno que produz mais à noite, fazemos com que ele tenha uma carga mais pesada nesse horário”, diz.
Na preparação para o exame, a turma do último ano do terceiro ano do ensino médio tem aulas em período integral e conta ainda com um plantão de dúvidas durante todos os dias. Laboratórios de produção textual e oficinas aos finais de semana com conteúdos interdisciplinares e de apoio também são investimentos.
“Exigimos muita disciplina e temos uma carga horária extensa. Nos plantões, o aluno vem e o professor está à disposição para tirar as dúvidas. O Enem tem um formato diferente de quando começou. Hoje, ele é muito robusto e o aluno precisa de conteúdos. Temos conteúdos fortes, sólidos, que ele vai levar para a vida acadêmica inteira”, ressalta.
A instituição de ensino privado conta ainda com uma reunião onde os estudantes podem compartilhar as dificuldades encontradas durante o processo. Trata-se do Grupo Sem Ansiedade Sigma (Gsas). “Eles vêm falar das angústias deles e nós somos apenas mediadores. Por incrível que pareça, acaba aliviando, porque o aluno divide com o outro essa carga que não é só dele”, acrescenta.
Por fim, Silvia acrescenta que, além de muito trabalho, não há mistério para uma boa preparação para o exame e outros vestibulares. Para ela, o objetivo principal dos métodos adotados pela escola é mudar hábito de estudos dos alunos. O que corrobora com isso, de acordo com ela, são as constantes formas de avaliação. Durante o ano, a turma passa, além das provas normais, por oito simulados.
“Visamos a preparação do aluno para uma boa vida acadêmica e isso começa desde o ensino fundamental. Não existe milagre. O aluno tem que ser um estudante profissional. Por isso, trabalhamos com disciplina e respeito. Temos regras e limites. Nosso segredo é uma equipe que trabalha muito”, finaliza.